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Educando Filhos Nº 11– Diálogo ou Vara?

Pr. Marcio Gil de Almeida Teólogo e Pedagogo Nona Realidade -   Disciplina "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Prov. 22:6 Esta questão do diálogo e o uso da vara no processo educativo está relacionada com a disciplina.   E aí surge uma pergunta necessária sobre o que vem a ser disciplina? Disciplina é o ensino para a boa ordem e respeito . Quando a criança e o adolescente não anda conforme o ordem das coisass com comportamento inadequado, segue-se   a outra face da disciplina,   que é a correção . Não existe displina sem o caráter de submissão ou obediência . Todas as pessoas   vivem num mundo   que os seres humanos precisam ser disciplinados e que se auto-disciplinam.   Elas vivem em um mundo complexo, precisam ser ensinadas e melhor ainda, que saibam ensinar a si mesmas para viverem sabiamente. E o que tem haver o diálogo e a vara com a disciplina? Elas são instr...

Educando Filhos Nº 10 – Papel Social

Pr. Marcio Gil de Almeida Teólogo e Pedagogo Oitavo Realidade -   Definições de Papel Social Não estou me referindo sobre os papéis de atores numa peça teatral. Não, não será este o nosso assunto. Estaremos tratando dos papéis sociais que exercemos dentro da família, ou seja, estaremos refletindo sobre as várias funções que uma pessoa possue   na família. Uma mesma pessoa pode exercer vários papéis em sua vida social. O segredo para vivermos bem com o outro   é sabermos qual a nossa função, nos limitarmos a ela e não exercermos ou avançar irregularmente no papel do outro.   O caso do Sr. João serve de exemplo para compreendermos melhor o assunto. Vejam só, o Sr. João tem os seguintes papéis: filho, sobrinho, pai, esposo, avô, amigo, colega de trabalho, tio, irmão na fé, pastor, etc.   Cada papel   tema sua função, limite, local com maior frequencia onde ocorre o exercicio dos mesmos. Ser filho nos leva a termos um comportamento difere...

Educando Filhos Nº 09 – Proteção ou Superproteção

Marcio Gil de Almeida Teólogo e Pedagogo Sétima Realidade - Proteção ou  Superproteção Educar os filhos envolve proteção e não deve ser confundida com superproteção. Dividi este texto em duas partes. a primeira, as historias para ilustra e a segunda, o desenrolar do tema: I- HISTÓRIAS PARA ILUSTRAR 01 HISTÓRIA A mãe foi chamada à escola onde o seu filho estudava. O motivo é que o menino agrediu fisicamente outro garoto e xingou a professora. A direção escolar mostrou os fatos (gravado pelo sistema interno de vigilância da escola) e era esperado que a genitora dissesse ao garoto que ele estava errado e que não deveria repetir tal indisciplina. Para surpresa de todos, a mãe reagiu defendendo o filho e com violência verbal xingou a professora e o garoto agredido que não estavam presentes naquele momento. Gritou com a diretora dizendo que era incompetente, pediu a transferência do seu filho e foi embora. E qualquer semelhança é mera coincidência... 02 ...

Educando Filhos Nº 08 - Construindo amizade

Marcio Gil de Almeida Teólogo e Pedagogo Sexta Realidade - Construindo amizade Para irmos além na educação dos filhos, é necessário amizade. Certo adágio popular nos diz que “melhor o amigo na praça do que dinheiro no bolso”. Este provérbio popular mostra a importância da amizade para se obter favores pessoais em várias áreas. A amizade, também, é importante para gozar um relacionamento de confiança, de reciprocidade, de facilidades e de uma relação pacífica. Ela contribui para que os relacionamentos sejam duradouros. Não é fácil construir amizade. Trago as seguintes sugestões aos pais e aos filhos que não possuem um relacionamento íntimo: 1- Iniciativa dos pais – Os pais convivem com os seus filhos no controle remoto ou no automático. A rotina do dia a dia nos tira a percepção da necessidade de iniciativa nesta área. Quando é difícil romper as barreiras, os pais devem ser humildes e tomarem a iniciativa de criar as oportunidades.

Educando Filhos Nº 07 - Parte 3 (Final)- Concorrentes dos pais na educação dos filhos.

Pr. Marcio Gil de Almeida Teólogo e Pedagogo Quinta Realidade – Parte 3 (Final)- Concorrentes dos pais na educação dos filhos . 4- Governo, escolas e professores Falar em discordância contra o governo, é fácil. Tocar em algum ponto de discordância que atinge escolas ou posturas de professores, não é fácil. É difícil de comentar algo sobre estes últimos em discordância pela alta consideração que tenho sobre os mesmos. Todos estes podem ser aliados ou concorrentes dos pais, tudo depende dos conteúdos e da postura. É claro que nem tudo é bom e nem tudo é ruim. A Bíblia nos diz que devemos examinar de tudo e reter o que é bom. Este é um princípio que possui o espelho da reciprocidade. Os professores não são tios dos nossos filhos. Eles são profissionais e devem ser respeitados como são, professores e profissionais competentes. Quando um professor é contratado, não lhe são cobrados os critérios de serem bons filhos, boas mães, bons pais, boas esposas, bons esposos,...

Educando Filhos Nº 06 - Parte 2 - Concorrentes dos pais na educação dos filhos.

Pr. Marcio Gil de Almeida Teólogo e Pedagogo Quinta Realidade – Parte 2 - Concorrentes dos pais na educação dos filhos. 2- TV e Internet – Não devemos ser neuróticos, passando a proibir tudo. Devemos observar os extremos pelo ensino que se está apresentando na TV e Internet. Observar os programas de entretenimentos, desenhos animados, filmes, jogos, bate-papos etc. Os filhos podem ter Orkut e Facebook com os devidos acompanhamentos. Pode-se pedir aos filhos a senha do Facebook ou Orkut e isso só deve ser em situações extremas. Há outras três formas para acompanhar os seus filhos no Facebook e que passamos a ver aqui: Primeiro , você pode ter seu Facebook e entrar no Facebook do seu filho. As conversas particulares não são acessíveis e aí entra a outra a segunda forma. A segunda forma de acompanhamento dos filhos no Facebook ou no Orkut, estar em sentar do lado do filho e junto com ele participar da conversa. Desta forma se aproveitaria para descobrir alguma ir...

Educando Filhos Nº 06 - Parte 2 - Concorrentes dos pais na educação dos filhos.

Pr. Marcio Gil de Almeida Teólogo e Pedagogo Quinta Realidade – Parte 2 - Concorrentes dos pais na educação dos filhos. 2- TV e Internet – Não devemos ser neuróticos, passando a proibir tudo. Devemos observar os extremos pelo ensino que se está apresentando na TV e Internet. Observar os programas de entretenimentos, desenhos animados, filmes, jogos, bate-papos etc. Os filhos podem ter Orkut e Facebook com os devidos acompanhamentos. Pode-se pedir aos filhos a senha do Facebook ou Orkut e isso só deve ser em situações extremas. Há outras três formas para acompanhar os seus filhos no Facebook e que passamos a ver aqui: Primeiro , você pode ter seu Facebook e entrar no Facebook do seu filho. As conversas particulares não são acessíveis e aí entra a outra a segunda forma. A segunda forma de acompanhamento dos filhos no Facebook ou no Orkut, estar em sentar do lado do filho e junto com ele participar da conversa. Desta forma se aproveitaria para descobrir alguma ir...

Educando Filhos Nº 5 - Parte 1 - Concorrentes dos pais na educação dos filhos.

Pr. Marcio Gil de Almeida Teólogo e Pedagogo Quinta Realidade O dia a dia dos afazeres nos sega quanto a uma realidade nítida. Estou me referindo ao fato em que os pais não são os únicos educadores dos filhos. Há muitos educadores não autorizados querendo e que estão educando os nossos filhos, sendo que muitas vezes, não sabemos o que está acontecendo. Estes não autorizados estão educando de forma totalmente diferente ou errada. Existem aqueles que concorrem direta e indiretamente com os pais. Estes concorrentes podem estar conscientes do que estão fazendo ou não, organizados ou não, adeptos de ideologias ou não, pertencentes às militâncias ou não, pertencentes a organizações ou não etc. Abram os olhos, a concorrência é forte e na maioria das vezes, só querem transformar nossos filhos em soldados das suas ideologias. Todavia, os pais educam os seus filhos porque são o seu coração e a sua vida. Nós temos uma vantagem pouca observada e pouca aproveitada. Refiro-me ao...