Mostrando postagens com marcador Sermões de Marcio Gil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sermões de Marcio Gil. Mostrar todas as postagens

TIQVAH - A Corda da Esperança - Sem Esperança não Dar para Viver!



Pr, Marcio Gil de Almeida

TEXTO INICIAL -

Lm 3:29: "ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança." (humildade)

יִתֵּן בֶּעָפָר פִּיהוּ אוּלַי יֵשׁ תִּקְוָה


INTRODUÇÃO-

A vida sem esperança é inviável. Desistir é a única opção para quem não se apega a ESPERANÇA. A esperança alimenta nosso coração de vida. Em todas as situações de crise a esperança nos mantém em pé. Verdadeiramente, sem esperança em Cristo Jesus não dar para viver. Sem a TIQVAH  de Deus estamos em ruínas.

Ilustração:


Uma Pequena História sobre Esperança

Era uma vez, numa vila escondida entre montanhas e campos dourados, uma menina chamada Clara. Ela tinha olhos curiosos e um coração que parecia bater com mais força sempre que alguém falava sobre sonhos.

A vila passava por tempos difíceis. As chuvas haviam sumido, as plantações murchavam, e os sorrisos se tornavam raros. Mas Clara, mesmo pequena, carregava algo que ninguém mais parecia ter: esperança.

Todos os dias, ela subia até a colina mais alta com um regador vazio. Lá, ela conversava com o Deus:

— Sei que você está cansado, mas as flores ainda acreditam em você. Eu também.

Os adultos riam, achando que era apenas imaginação infantil. Mas Clara continuava. Um dia, enquanto ela falava com o Deus, uma nuvem solitária apareceu. Pequena, tímida, mas carregada de promessas. E então, uma gota caiu. Depois outra. E outra.

A chuva voltou.

As flores se ergueram. Os campos se encheram de verde. E os sorrisos também voltaram — começando pelo de Clara.

Desde então, toda vez que alguém na vila se sentia perdido, lembrava da menina que regava o céu com palavras. Porque esperança, mesmo quando parece pequena, tem o poder de mudar tudo. (Autoria desconhecida)


I – CONCEITUANDO ESPERANÇA


תִּקְוָה TIQUVAH 1 corda 2 esperanca expectativa 2a esperanca

A esperança é uma corda que nos sustenta, nos liga a outro ponto que nos tira da morte, nos dar a segurança que vamos chega a onde precisamos e com ela podemos  s subir em ponto mais altos que nos fará ver o que vem depois ou nosso futuro.


II – A IMPORTÂNCIA DA ESPERANÇA


Ter esperança é fundamental para a saúde mental, promovendo otimismo, resiliência e bem-estar geral. A esperança nos permite manter o foco em objetivos, mesmo diante de adversidades, e acreditar em um futuro melhor, impulsionando a ação e a superação.

Benefícios de ter esperança:


1. Benefícios para a saúde mental 
Cultivar esperança está relacionado a manter o bom humor e ter uma visão otimista da vida, o que favorece o equilíbrio emocional e o bem-estar psicológico.

2. Direção e propósito 
A esperança nos dá força para continuar perseguindo nossos objetivos, mesmo diante das dificuldades, ajudando-nos a permanecer motivados e determinados.

3. Capacidade de recuperação
Ela nos fortalece para enfrentar obstáculos e nos reerguer após momentos desafiadores, reforçando nossa habilidade de adaptação e resistência frente às adversidades. Esta resiliência é resistência ao choque com recuperação à configuração inicial.

4. Olhar confiante para o amanhã
Ter esperança nos permite imaginar um futuro mais promissor, o que é essencial para manter a fé, a perseverança e a energia para seguir em frente.

5. Atitude proativa diante dos problemas 

Em vez de nos rendermos à tristeza ou à desesperança, a esperança nos estimula a buscar saídas e tomar ações concretas para melhorar a situação.

 
III- SÓ FUTURO SE TIVER ESPERANÇA.

 Jr 31:17: "Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios."


¹⁰ Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.


IV- A NOSSA ESPERANÇA É ESTAR EM DEUS


²² Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.


Salmos 33:22


Em resumo, a esperança é uma força poderosa que nos ajuda a navegar pelos desafios da vida com otimismo, resiliência e a convicção de que dias melhores virão. A esperança é uma corda que não podemos abrir mão.



Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 49981919500

Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:

Compreendendo o Salmo 120 - Peregrinação para o Templo em Jerusalém - O Clamor na Angústia


Pastor Marcio Gil de Almeida



Cântico dos assentos ou cânticos dos ascensão (subidas)

Salmo 120 a 134 - Salmos de Peregrinação (Romagem): Cantos de viajantes em direção a Jerusalém. 

Esses salmos eram cantados por peregrinos enquanto subiam dos degraus do templo em Jerusalém especialmente durante três festas anuais Páscoa, Pentecostes e tabernáculo.

Nestes Salmos possuem as seguintes características:

1-alegria gratidão por estar perto do templo
2-pedido de proteção durante a jornada
3-vida fé e relacionamento
4-celebração a beleza e majestade de Jerusalém e do templo.

------------------------------------------------------------------------

Lembrando que existem vários tipos de salmos. Podemos afirmar os seguintes salmos: louvor (hinos), lamento, ações de graças, reais, sabedoria, confiança, penitenciais, messiânico, imprecatório  e peregrinação (romagem).

Obs.: Os salmos imprecatorios são aqueles em que o salmista invoca a justiça, o julgamento ou a retribuição divina sobre os inimigos. O termo vem do latim imprecatio (invocação de maldição). Nesses textos, clama-se para que Deus intervenha contra os opressores e faça justiça.

Os salmos mais frequentemente classificados como imprecatórios são:

  • Salmo 7

  • Salmo 35

  • Salmo 58

  • Salmo 59

  • Salmo 69

  • Salmo 109

  • Salmo 137

Alguns estudiosos também incluem os salmos 5, 6, 12, 55, 70, 83, 140 e 149 nessa categoria, dependendo da intensidade dos versos de condenação.

-------------------------------------------------------------------------

Salmo 120

Esse Salmo é o primeiro dentre uma série de cânticos de romagens( Salmo 120 até 134) Conforme a tradição noO Salmo 120 abre apropriadamente  o grupo com cântico de um Adoradors sugerem, esses cânticos eram entoados pelos peregrinos que se encaminhavam a um monte de Deus(Sião), no caso em Jerusalém, para Adorar.  fiel que está ainda longe do templo, entre um povo pagão.

Este Salmo é conhecido como Salmo das Peregrinações ou Salmo das Subidas.

V.1  O CLAMOR A DEUS VENCE A ANGÚSTIA

Em minha aflição(angustia) invoquei(clamei) ao Senhor, e Ele  me respondeu.

O salmista expressa angústia por viver entre povos que não buscavam a paz, clamando a Deus por livramento.

צרר– tsrar – ser estreito, ser amarrado, apertado, atar…

A palavra hebraica para angustia, que aliás é mais de uma, gera uma imagem para o nosso entendimento de uma rolha na garrafa. Imagine uma pessoa na posição de uma rolha?

Este clamar é gritar קָ֝רָ֗אתִ  (karáti)

V.2 O LIVRAMENTO CONCEDIDO PELO SENHOR OCORRE NA CAUSA DA ANGÚSTIA

Senhor, livra-me dos lábios caluniadores, da língua mentirosa e traiçoeira.

Palavra livrar -

נצל - natsal - tirar a forca, salvar, resgatar, libertar,arancar 


V.3  QUAL O FUTURO PROPORCIONADO PELO TODO-PODEROSO AOS LINGUARUDOS E AOS ENGANADORES? Esta PERGUNTA QUE DEMONSTRA INDIGNAÇÃO.

O que te dar em paga, o que te retribuir em dobro, ó língua pérfida(enganadora, falsa)?

LEMBRANDO SOBRE O poder maligno e suas consequências da mentira e do engano  

Segundo a Bíblia, as consequências de mentir e enganar são graves e abrangem aspectos espirituais, pessoais e sociais, podendo resultar em destruição, separação de Deus e, em última instância, condenação eterna.

As principais consequências para o mentiroso e enganador incluem:

Separação de Deus: A Bíblia afirma que quem pratica o engano não permanecerá na presença de Deus nem habitará em Seu santuário. A mentira afasta as pessoas do Espírito Santo.

Destruição e Castigo: O mentiroso não ficará sem castigo e será destruído. Provérbios 28:10 indica que quem engana outros cairá em sua própria armadilha.

Associação com Satanás: Jesus refere-se ao diabo como o "pai da mentira" (João 8:44). Aqueles que vivem na mentira estão, biblicamente, sob a influência do diabo.

Morte Espiritual/Condenação Eterna: O livro de Apocalipse 21:8 adverte que "todos os mentirosos estão destinados ao lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".

Danos aos Relacionamentos: A mentira destrói a confiança e os relacionamentos, tanto entre as pessoas quanto delas com Deus.

Perda de Recompensa: Enganadores e aqueles que espalham falsos ensinamentos arriscam-se a perder a "recompensa completa" de seu trabalho espiritual. 


V.4  TODA MENTIRA E ENGANO SERÃO INTENSAMENTE CASTIGADOS. As mentiras  e enganos não passam desapercebidos perante Deus. Serão  feridos por flechas afiadas  na língua com uma brasa forte e duradora

Contudo, Ele a castigará com as flechas afiadas de um guerreiro, com brasas incandescetes de sândalo (de zimbro, giesta-retama- esta é a palavra correta).

רְתָמִֽים – retamiym - Giesta-retama é um  arbusto do deserto, com ramos verdes e flores pequenas

 Giesta-retama é a tradução mais fiel ao hebraico e ao contexto bíblico.

A giesta-retama (Retama raetam e espécies próximas) era usada como lenha para aquecer e cozinhar, especialmente em regiões áridas do Oriente Médio e Mediterrâneo, onde outras árvores eram escassas.

🌿 O que é “giesta-retama” (retamim)

  • Botânica: Refere-se ao arbusto Retama raetam, típico dos desertos do Oriente Médio.

  • Características: Ramos verdes, poucas folhas, flores pequenas. Quando queimado, produz brasas que permanecem acesas por muito tempo.

  • Uso prático: ERA USADO COMO LENHA NO DESERTO JUSTAMENTE POR SUA CAPACIDADE DE GERAR FOGO DURADOURO.

Sentido no Salmo

  • A metáfora das brasas de giesta-retama reforça a ideia de castigo intenso e prolongado.

  • Assim como as brasas dessa planta queimam lentamente e por muito tempo, o julgamento contra a língua enganosa seria doloroso e persistente.

O salmista une duas imagens:

  • Flechas afiadas → ferem rapidamente.

  • Brasas de giesta-retama → queimam de forma contínua.

Por que não “zimbro” ou “sândalo”?

  • Zimbro: planta de clima frio, não corresponde ao ambiente bíblico.

  • Sândalo: árvore aromática da Índia, sem relação com o deserto de Israel.

  • Giesta-retama: é a tradução mais fiel ao hebraico e ao contexto geográfico.



V. 5 AQUI TEMOS UM FORTE LAMENTO. ELE É UM PEREGRINO QUE ENCARA OS MESEQUISTAS E QUEDARISTAS QUE TINHAM CONTRA ISRAEL.

Ai de mim, que vivo como forasteiro(peregrino) em Meseque, e habito entre as  tendas de Quedar.

Significado das Expressões:

"Ai de mim": Expressa um lamento profundo, um grito de angústia e desespero.

"Peregrino em Meseque": Meseque representa terras distantes e pagãs, habitadas por inimigos selvagens, indicando que o salmista se sente deslocado e cercado por hostilidade.


Geograficamente: Meseque era uma região ao norte da Assíria (atual Turquia), e Quedar era uma tribo de beduínos nômades no sul da Arábia. Eram, portanto, locais reais, mas distantes e em extremos opostos do mundo conhecido do salmista. Meseque ficava próximo do Mar Negro.

(Anatólia = Asia Menor= Região e não é um país= Quem consolidou o nome de Asia Menor foram os romanos e Anatolia era usado pelos gregos)

A distância entre Meseque e Israel fica entre 1000 a 1200 km.

Meseque era descendente de Jafé, neto de Noé (Gn 10:2)

Simbolicamente: A referência a esses lugares extremos simboliza o sentimento do salmista de estar exilado, vivendo em um ambiente hostil, cercado por pessoas que odiavam a paz e praticavam a mentira e a calúnia.

Os principais motivos para essa interpretação de situação forçada são:

Distância e Separação Espiritual: O salmista estava a caminho de Jerusalém, o lugar de encontro com Deus e o centro da vida espiritual para os israelitas. Viver entre Meseque e Quedar simbolizava um grande afastamento geográfico e, principalmente, espiritual de Deus e de Sua comunidade. Era como estar exilado em um ambiente estranho.

Hostilidade e Conflito: Os povos de Meseque e Quedar eram conhecidos por sua belicosidade ou por terem valores contrários aos do salmista. O salmo continua no versículo 6 e 7, onde o salmista lamenta: "A minha alma tem habitado muito tempo com os que odeiam a paz. Eu sou pela paz, mas quando eu falo, eles querem guerra". Isso mostra que o ambiente era opressivo e hostil aos seus desejos de paz.

Alienação e Desconforto: O salmista se sente como um estrangeiro, um peregrino ("peregrino em Meseque") que não pertence àquele lugar. A coabitação com essas pessoas não era por escolha, mas uma condição que ele ansiava por mudar, o que é evidente pelo tom de lamento e oração por livramento no início do salmo.

Portanto, a menção a Quedar (e Meseque) não é apenas uma localização geográfica, mas uma metáfora para um ambiente moral e espiritual opressor, onde o salmista se sente preso e em profundo sofrimento por estar rodeado de pessoas que rejeitam a paz e a presença de Deus.

Meseque na Bíblia

  • Salmo 120:5 — O salmista lamenta: “Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar!”

    • Aqui, Meseque representa um lugar de conflito e afastamento espiritual, não necessariamente uma guerra literal.

  • Ezequiel 32:26 — Meseque e Tubal são descritos como povos que “espalharam terror na terra dos viventes”, mas que foram derrotados e sepultados como incircuncisos.

  • Ezequiel 38:2-3 — Meseque aparece como aliado de Gogue na profecia da invasão contra Israel, parte da chamada Guerra de Gogue e Magogue.

 Quedar na Bíblia

  • Isaías 21:13-17 — Profecia contra a Arábia menciona Quedar como alvo do juízo divino, com guerreiros e arqueiros sendo derrotados.

  • Jeremias 49:28-33 — Deus ordena ataque contra Quedar e Hazor, acusando-os de viver em segurança e orgulho. Nabucodonosor é usado como instrumento de juízo.

  • Salmo 120:5 — Quedar é citado junto com Meseque como símbolo de hostilidade e afastamento, reforçando a ideia de povos belicosos ou culturalmente distantes.

Não há registros de batalhas épicas entre Israel e Meseque ou Quedar, como há com Egito, Babilônia ou Assíria.

Ambos são símbolos de povos distantes, nômades e hostis, usados em contextos poéticos e proféticos para representar oposição à paz e à aliança com Deus.

As referências indicam tensão cultural e espiritual, mais do que conflitos militares diretos.








 V.6 O SALMISTA TEM A PERCEPÇÃO QUE NÃO É BOM PASSAR O SEU TEMPO COM PESSOAS PERTURBADAS.

Tenho passado tempo demais entre os que odeiam a paz.

7 O SALMISTA É DA PAZ, MAS A SUA PAZ NÃO É ACEITA, POIS OS DEMAIS SÓ QUEREM VIOLÊNCIA E GUERRA

 Sou homem de paz; no entanto, ainda que insista em falar de paz, eles preferem engendrar violência e brutalidade(guerra).

ENGENDRAR o que significa gerar ou criar.






Ana, Uma mulher que por Meio da Oração Triunfou para ser Mãe

Pr. Marcio Gil de Almeida 

Texto Base: 1 Samuel 1:1-28

INTRODUÇÃO

Dados para iniciar a reflexão 

·        No Brasil, no ano de 2025, nasceram 2.504.960 bebês.

·        A idade das mães tem subido, com um crescimento expressivo no número de mulheres que têm filhos após os 40 anos, superando o número de mães adolescentes.

·         11 Milhões de mulheres criam seus filhos sozinhas.

·         Mais de 91 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no Brasil em 2024 ---- Aproximadamente 172 mil crianças nascidas em 2025 foram registradas sem o nome do pai, representando cerca de 6,9% do total.

 

No Dia das Mães, lembremos de mães como Eva (vida), mãe de todos, Maria (amada), mãe de Jesus, e tantas outras mulheres marcantes. Porém, hoje destacamos Ana, que tem uma história extraordinária. Ela foi uma mulher que escolheu não ser definida pela dor, mesmo diante da perplexidade de ser incapaz de ter filhos, nem pelas provocações de Penina, sua rival. Em vez disso, transformou sua tristeza em uma oração intensa e cheia de fé. Ela se tornou mãe como fruto de oração. V. 1-2

 

1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.

 

2 E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.

Ana -     חַנָּ֔ה graça

Samuel, שְׁמוּאֵ֔ל - significa "Eu pedi a Deus por ele".

Elcana     אֶלְקָנָה֙  Deus Criou ou Deus possuiu

DESENVOLVIMENTO

1.   Ana era estéril, amada por Elcana, mas humilhada por Penina. 1 Samuel 1:4-8

 4 E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.

 

5 Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre.

 

6 E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.

 

7 E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.

 

8 Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

 

2. Mas, a Dor como Impulso para o Altar. Ana derramou sua alma diante do Senhor no templo. A oração sincera e desesperada é a chave para o agir de Deus.  (1 Samuel 1:10)

 

10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.

 

2.   Ana faz um voto de consagração do futuro filho que nem se quer ainda não tinha na barriga

 

11. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

 

3.   Em meio a luta para conseguir realizar o sonho de conseguir ter filhos, foi mal interpretada. O sacerdote entendeu que quando estava orando demonstrava estar embriagada. V.12-14

12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.

 

13 Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.

 

14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.

4.   Ao ser tudo esclarecido ao sacerdote, recebeu a bênção do sacerdote. V.15-18

15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.

 

16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

 

17 Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

 

18 E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.

 

5.   Mesmo diante das lutas não pare de ADORAR. A Elcana, Ana e toda a sua família. E no decorrer da vida Deus fará o seu milagre. A VITORIA CHEGOU PARA ANA. V. 19-20

19 E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.

 

20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.

 

6.   Elcana,  marido de Ana e pai da criança que tinha nascido, Samuel, deu apoio a Ana para que ela pudesse cumprir a sua promessa V. 23

 

23 E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.

 

7.   Ana cumpre a promessa. V. 24-28

24 E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda muito criança.

 

25 E degolaram um bezerro, e trouxeram o menino a Eli.

 

26 E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.

 

27 Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.

 

28 Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.

8.   O Senhor visita  a Ana e ela tem abundância de filhos: 03 filhos e 02 filhas. É bênção sobre bênçãos. 1 Samuel 2:21

 

21 Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.

 

Conclusão:

 

Neste dia das mães nunca se esqueça:

A trajetória de Ana nos mostra que, através da oração constante, da fé firme e da entrega plena, os tempos de sofrimento podem se transformar em testemunhos de vitória.


Pr. Marcio Gil de Almeida