TIQVAH - A Corda da Esperança - Sem Esperança não Dar para Viver!



Pr, Marcio Gil de Almeida

TEXTO INICIAL -

Lm 3:29: "ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança." (humildade)

יִתֵּן בֶּעָפָר פִּיהוּ אוּלַי יֵשׁ תִּקְוָה


INTRODUÇÃO-

A vida sem esperança é inviável. Desistir é a única opção para quem não se apega a ESPERANÇA. A esperança alimenta nosso coração de vida. Em todas as situações de crise a esperança nos mantém em pé. Verdadeiramente, sem esperança em Cristo Jesus não dar para viver. Sem a TIQVAH  de Deus estamos em ruínas.

Ilustração:


Uma Pequena História sobre Esperança

Era uma vez, numa vila escondida entre montanhas e campos dourados, uma menina chamada Clara. Ela tinha olhos curiosos e um coração que parecia bater com mais força sempre que alguém falava sobre sonhos.

A vila passava por tempos difíceis. As chuvas haviam sumido, as plantações murchavam, e os sorrisos se tornavam raros. Mas Clara, mesmo pequena, carregava algo que ninguém mais parecia ter: esperança.

Todos os dias, ela subia até a colina mais alta com um regador vazio. Lá, ela conversava com o Deus:

— Sei que você está cansado, mas as flores ainda acreditam em você. Eu também.

Os adultos riam, achando que era apenas imaginação infantil. Mas Clara continuava. Um dia, enquanto ela falava com o Deus, uma nuvem solitária apareceu. Pequena, tímida, mas carregada de promessas. E então, uma gota caiu. Depois outra. E outra.

A chuva voltou.

As flores se ergueram. Os campos se encheram de verde. E os sorrisos também voltaram — começando pelo de Clara.

Desde então, toda vez que alguém na vila se sentia perdido, lembrava da menina que regava o céu com palavras. Porque esperança, mesmo quando parece pequena, tem o poder de mudar tudo. (Autoria desconhecida)


I – CONCEITUANDO ESPERANÇA


תִּקְוָה TIQUVAH 1 corda 2 esperanca expectativa 2a esperanca

A esperança é uma corda que nos sustenta, nos liga a outro ponto que nos tira da morte, nos dar a segurança que vamos chega a onde precisamos e com ela podemos  s subir em ponto mais altos que nos fará ver o que vem depois ou nosso futuro.


II – A IMPORTÂNCIA DA ESPERANÇA


Ter esperança é fundamental para a saúde mental, promovendo otimismo, resiliência e bem-estar geral. A esperança nos permite manter o foco em objetivos, mesmo diante de adversidades, e acreditar em um futuro melhor, impulsionando a ação e a superação.

Benefícios de ter esperança:


1. Benefícios para a saúde mental 
Cultivar esperança está relacionado a manter o bom humor e ter uma visão otimista da vida, o que favorece o equilíbrio emocional e o bem-estar psicológico.

2. Direção e propósito 
A esperança nos dá força para continuar perseguindo nossos objetivos, mesmo diante das dificuldades, ajudando-nos a permanecer motivados e determinados.

3. Capacidade de recuperação
Ela nos fortalece para enfrentar obstáculos e nos reerguer após momentos desafiadores, reforçando nossa habilidade de adaptação e resistência frente às adversidades. Esta resiliência é resistência ao choque com recuperação à configuração inicial.

4. Olhar confiante para o amanhã
Ter esperança nos permite imaginar um futuro mais promissor, o que é essencial para manter a fé, a perseverança e a energia para seguir em frente.

5. Atitude proativa diante dos problemas 

Em vez de nos rendermos à tristeza ou à desesperança, a esperança nos estimula a buscar saídas e tomar ações concretas para melhorar a situação.

 
III- SÓ FUTURO SE TIVER ESPERANÇA.

 Jr 31:17: "Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios."


¹⁰ Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.


IV- A NOSSA ESPERANÇA É ESTAR EM DEUS


²² Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.


Salmos 33:22


Em resumo, a esperança é uma força poderosa que nos ajuda a navegar pelos desafios da vida com otimismo, resiliência e a convicção de que dias melhores virão. A esperança é uma corda que não podemos abrir mão.



Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 49981919500

Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:

Compreendendo o Salmo 120 - Peregrinação para o Templo em Jerusalém - O Clamor na Angústia

Pastor Marcio Gil de Almeida


Cântico dos assentos ou cânticos dos ascensão

Salmo 120 a 134 - Salmos de Peregrinação (Romagem): Cantos de viajantes em direção a Jerusalém. 

Esses salmos eram cantados por peregrinos enquanto subiam dos degraus do templo em Jerusalém especialmente durante três festas anuais Páscoa Pentecostes e tabernáculo.

Nestes Salmos possuem as seguintes características:

1-alegria gratidão por estar perto do templo
2-pedido de proteção durante a jornada
3-vida fé e relacionamento
4-celebração a beleza e majestade de Jerusalém e do templo.

------------------------------------------------------------------------

Lembrando que existem vários tipos de salmos. Podemos afirmar os seguintes salmos: louvor (hinos), lamento, ações de graças, reais, sabedoria, confiança, penitenciais, messiânico, imprecatório  e peregrinação (romagem).

Obs.: Os salmos imprecatorios são aqueles em que o salmista invoca a justiça, o julgamento ou a retribuição divina sobre os inimigos. O termo vem do latim imprecatio (invocação de maldição). Nesses textos, clama-se para que Deus intervenha contra os opressores e faça justiça.

Os salmos mais frequentemente classificados como imprecatórios são:
  • Salmo 7
  • Salmo 35
  • Salmo 58
  • Salmo 59
  • Salmo 69
  • Salmo 109
  • Salmo 137

Alguns estudiosos também incluem os salmos 5, 6, 12, 55, 70, 83, 140 e 149 nessa categoria, dependendo da intensidade dos versos de condenação.

-------------------------------------------------------------------------

Salmo 120

Esse Salmo é o primeiro dentre uma série de cânticos de romagens( Salmo 120 até 134) Conforme a tradição nos sugerem, esses cânticos eram entoados pelos peregrinos que se encaminhavam a um monte de Deus(Sião), no caso em Jerusalém, para Adorar. O Salmo 120 abre apropriadamente  o grupo com cântico de um Adorador fiel que está ainda longe do templo, entre um povo pagão.

Este Salmo é conhecido como Salmo das Peregrinações ou Salmo das Subidas.

V.1 O clamor a Deus vence a angustia

Em minha aflição(angustia) invoquei(clamei) o Senhor, e Ele  me respondeu.

O salmista expressa angústia por viver entre povos que não buscavam a paz, clamando a Deus por livramento.

Este clamar é gritar קָ֝רָ֗אתִ  (karáti)

ררצ – tsrar – ser estreito, ser amarrado, apertado, atar...

A palavra hebraica para angustia, que aliás é mais de uma, gera uma imagem para o nosso entendimento de uma rolha na garrafa. Imagine uma pessoa na posição de uma rolha?

V.2 O livramento concedido pelo Senhor ocorre na causa da angustia.

Senhor, livra-me dos lábios caluniadores, da língua mentirosa e traiçoeira.

a-   Palavra livrar -

(Strong-PT )נצל - natsal - 1 tirar a forca, salvar, resgatar, libertar,arancar

b-  O poder maligno e suas consequências da mentira e do engano  

Segundo a Bíblia, as consequências de mentir e enganar são graves e abrangem aspectos espirituais, pessoais e sociais, podendo resultar em destruiçãoseparação de Deus e, em última instância, condenação eterna

As principais consequências incluem:

Separação de Deus: A Bíblia afirma que quem pratica o engano não permanecerá na presença de Deus nem habitará em Seu santuário. A mentira afasta as pessoas do Espírito Santo.

Destruição e Castigo: O mentiroso não ficará sem castigo e será destruído. Provérbios 28:10 indica que quem engana outros cairá em sua própria armadilha.

Associação com Satanás: Jesus refere-se ao diabo como o "pai da mentira" (João 8:44). Aqueles que vivem na mentira estão, biblicamente, sob a influência do diabo.

Morte Espiritual/Condenação Eterna: O livro de Apocalipse 21:8 adverte que "todos os mentirosos estão destinados ao lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".

Danos aos Relacionamentos: A mentira destrói a confiança e os relacionamentos, tanto entre as pessoas quanto delas com Deus.

Perda de Recompensa: Enganadores e aqueles que espalham falsos ensinamentos arriscam-se a perder a "recompensa completa" de seu trabalho espiritual. 

A Bíblia condena a mentira de forma absoluta. A verdade, em contrapartida, é vista como um caminho que promove a integridade, a paz e a aproximação de Deus. 

V.3 Qual o futuro proporcionado pelo todo-poderoso aos linguarudos e dos engandores. Uma pergunta que demonstra indignação.

O que te dar em paga, o que te retribuir em dobro, ó língua pérfida(enganadora, falsa)?

V.4 O lamento pela dor é provocado por inimigos que usam a língua com mentiras e enganos para atacar constantemente. As mentiras  e enganos não passam desapercebidos perante Deus. Serão  feridos por flechas afiadas  na língua com uma brasa forte e duradora

Contudo, Ele a castigará com as flechas afiadas de um guerreiro, com brasas incandescetes de sândalo (de zimbro, giesta-retama- esta é a palavra correta).

רְתָמִֽים – retamiym - Giesta-retama é um  arbusto do deserto, com ramos verdes e flores pequenas

 Giesta-retama é a tradução mais fiel ao hebraico e ao contexto bíblico.

A giesta-retama (Retama raetam e espécies próximas) era usada como lenha para aquecer e cozinhar, especialmente em regiões áridas do Oriente Médio e Mediterrâneo, onde outras árvores eram escassas.

🌿 O que é “giesta-retama” (retamim)

  • Botânica: Refere-se ao arbusto Retama raetam, típico dos desertos do Oriente Médio.
  • Características: Ramos verdes, poucas folhas, flores pequenas. Quando queimado, produz brasas que permanecem acesas por muito tempo.
  • Uso prático: Era usado como lenha no deserto, justamente por sua capacidade de gerar fogo duradouro.

Sentido no Salmo

  • A metáfora das brasas de giesta-retama reforça a ideia de castigo intenso e prolongado.
  • Assim como as brasas dessa planta queimam lentamente e por muito tempo, o julgamento contra a língua enganosa seria doloroso e persistente.

O salmista une duas imagens:

  • Flechas afiadas → ferem rapidamente.
  • Brasas de giesta-retama → queimam de forma contínua.

Por que não “zimbro” ou “sândalo”?

  • Zimbro: planta de clima frio, não corresponde ao ambiente bíblico.
  • Sândalo: árvore aromática da Índia, sem relação com o deserto de Israel.
  • Giesta-retama: é a tradução mais fiel ao hebraico e ao contexto geográfico.

No Salmo 120:4, “giesta-retama” deve ser entendida como o arbusto do deserto cujas brasas queimam lentamente, usado como metáfora para o castigo severo e duradouro contra a falsidade.


V. 5 Aqui temos um forte lamento. Ele é um peregrino que encara os mesequistas e quedaristas que tinham ódio contra Israel.

Ai(infeliz) de mim, que vivo como forasteiro(peregrino) em Meseque, e habito entre as  tendas de Quedar.

Significado das Expressões:

"Ai de mim": Expressa um lamento profundo, um grito de angústia e desespero.

"Peregrino em Meseque": Meseque representa terras distantes e pagãs, habitadas por inimigos selvagens, indicando que o salmista se sente deslocado e cercado por hostilidade.

A menção a Meseque e Quedar no Salmo 120 é, em grande parte, simbólica, embora se refira a locais geográficos reais.

Geograficamente: Meseque era uma região ao norte da Assíria (atual Turquia), e Quedar era uma tribo de beduínos nômades no sul da Arábia. Eram, portanto, locais reais, mas distantes e em extremos opostos do mundo conhecido do salmista. Meseque ficava próximo do Mar Negro.

(Anatólia = Asia Menor= Região e não é um país= Quem consolidou o nome de Asia Menor foram os romanos e Anatolia era usado pelos gregos)

A distância entre Meseque e Israel fica entre 1000 a 1200 km.

Meseque era descendente de Jafé, neto de Noé (Gn 10:2)

Simbolicamente: A referência a esses lugares extremos simboliza o sentimento do salmista de estar exilado, vivendo em um ambiente hostil, cercado por pessoas que odiavam a paz e praticavam a mentira e a calúnia.

A expressão "habitar na tenda de Quedar" no Salmo 120, versículo 5, indica uma situação forçada ou indesejada porque Quedar e Meseque (mencionados no mesmo verso) representavam povos distantes do centro de adoração de Jerusalém e que eram hostis, ou pelo menos indiferentes, à paz e aos valores do salmista.

Os principais motivos para essa interpretação de situação forçada são:

Distância e Separação Espiritual: O salmista estava a caminho de Jerusalém, o lugar de encontro com Deus e o centro da vida espiritual para os israelitas. Viver entre Meseque e Quedar simbolizava um grande afastamento geográfico e, principalmente, espiritual de Deus e de Sua comunidade. Era como estar exilado em um ambiente estranho.

Hostilidade e Conflito: Os povos de Meseque e Quedar eram conhecidos por sua belicosidade ou por terem valores contrários aos do salmista. O salmo continua no versículo 6 e 7, onde o salmista lamenta: "A minha alma tem habitado muito tempo com os que odeiam a paz. Eu sou pela paz, mas quando eu falo, eles querem guerra". Isso mostra que o ambiente era opressivo e hostil aos seus desejos de paz.

Alienação e Desconforto: O salmista se sente como um estrangeiro, um peregrino ("peregrino em Meseque") que não pertence àquele lugar. A coabitação com essas pessoas não era por escolha, mas uma condição que ele ansiava por mudar, o que é evidente pelo tom de lamento e oração por livramento no início do salmo.

Portanto, a menção a Quedar (e Meseque) não é apenas uma localização geográfica, mas uma metáfora para um ambiente moral e espiritual opressor, onde o salmista se sente preso e em profundo sofrimento por estar rodeado de pessoas que rejeitam a paz e a presença de Deus.

Meseque na Bíblia

  • Salmo 120:5 — O salmista lamenta: “Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar!”
    • Aqui, Meseque representa um lugar de conflito e afastamento espiritual, não necessariamente uma guerra literal.
  • Ezequiel 32:26 — Meseque e Tubal são descritos como povos que “espalharam terror na terra dos viventes”, mas que foram derrotados e sepultados como incircuncisos.
  • Ezequiel 38:2-3 — Meseque aparece como aliado de Gogue na profecia da invasão contra Israel, parte da chamada Guerra de Gogue e Magogue.

 Quedar na Bíblia

  • Isaías 21:13-17 — Profecia contra a Arábia menciona Quedar como alvo do juízo divino, com guerreiros e arqueiros sendo derrotados.
  • Jeremias 49:28-33 — Deus ordena ataque contra Quedar e Hazor, acusando-os de viver em segurança e orgulho. Nabucodonosor é usado como instrumento de juízo.
  • Salmo 120:5 — Quedar é citado junto com Meseque como símbolo de hostilidade e afastamento, reforçando a ideia de povos belicosos ou culturalmente distantes.

Não há registros de batalhas épicas entre Israel e Meseque ou Quedar, como há com Egito, Babilônia ou Assíria.

Ambos são símbolos de povos distantes, nômades e hostis, usados em contextos poéticos e proféticos para representar oposição à paz e à aliança com Deus.

As referências indicam tensão cultural e espiritual, mais do que conflitos militares diretos.








 
V.6 O salmista tem a percepção que não é bom passar o seu tempo com pessoa de perturbação.

Tenho passado tempo demais entre os que odeiam a paz.

7 O salmista é da paz, mas a sua paz não é aceita, pois aqueles que tem o convívio só tem ódio contra eles e só querem a destruição/guerra.

 Sou homem de paz; no entanto, ainda que insista em falar de paz, eles preferem engendrar violência e brutalidade(guerra).


Deus tem Dois tempos na Vida do Cristão







Salmo 30 - Deus Transforma o Sofrimento em Vitória, Transforma Choro em Alegria e Ações de Graças




Titulo que está em algumas bíblias: Cântico para a  Dedicação do templo(ou palacio) davídico

Introdução ao Salmo 30

O título do Salmo 30 

“Cântico para dedicação da casa de Davi” reflete uma tradição que associa o texto a momentos de consagração — seja da casa/palácio de Davi ou, de forma profética, ao futuro Templo de Jerusalém construído por Salomão. 

Em essência, o salmo é um hino de gratidão pela libertação e pela misericórdia divina, adequado para cerimônias de dedicação de um espaço sagrado ou real

Existem estes  tipos de Salmos

1- hinos

2-súplicas

3-ações de graça

4-gênero  (aberrantes) e mistos

Vimos que o salmo de súplicas podem terminar com ação de graça

O agradecimento (gratidão) pode tornar-se o essencial do poema no salmos de ações de graça.

Os salmos das ações de graças são bem poucos numerosos, os quais são:

34, 40, 65-68,92,116,118,124,129,138,144.  Estes salmos de ações de graça raramente são coletivos na maioria são individuais

1 Eu te exaltarei, Senhor, pois tu me reergueste e não deixaste que os meus inimigos se divertissem à minha custa.

Este é um versículo introdutório ao salmos

1..a O salmista se comprometeu 

b. explica o porquê - Dois motivos 

B.1. o senhor o levantou novamente

b.2.0 livraste das zombarias dos inimigos

2 Senhor meu Deus, a ti clamei por socorro, e tu me curaste.

3 Senhor, tiraste-me da sepultura; prestes a descer à cova, devolveste-me à vida.

V.2-3 - Testemunho  da oração

2.a pediu socorro parte a e b

2.b recebeu cura parte c

V.3 livramento da morte- recebeu vida

 שְׁא֣וֹל  - Sheol, submundo, sepultura, inferno, poço


4 Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome..

Três coisas notamos neste versículo:

A-a ordem para louvar ao senhor 

B-quem deve fazer ou quem são esses que devem fazer 

C-em que consiste este louvor- o nome santo de Deus

5 Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.

V. 5- O porquê devemos louvar a Deus: 

 A- A sua misericórdia é maior do que a ira do juízo 

B- não existe sofrimento eterno, o sofrimento passará, o alívio chegará, a paz e alegria inundará nossas almas.


6 Quando me senti seguro, disse: "Jamais serei abalado! "
7 Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei aterrorizado.

V 6-7 - o favor(misericórdia) de Deus nos faz ficar seguros

Firmeza e estabilidade: "Firmaste a minha montanha, Estabelecer a minha força como uma montanha"

הִסְתַּ֥רְתָּ פָנֶ֗יךָ - Escondestes a tua face = Encobriste a tua presença

8 A ti, Senhor, clamei, ao Senhor pedi misericórdia:

9 "Se eu morrer, se eu descer à cova, que vantagem haverá? Acaso o pó te louvará? Proclamará a tua fidelidade?
10 Ouve, Senhor, e tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio".

V.8_10   O salmista pede misericórdia e ele argumenta que é mais vantagem para Deus ter misericórdia dele do que deixá-lo perecer(morrer).

11 Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria,

12 para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre.

V. 11-12 Deus muda o quadro/a situação e a gratidão é demonstrada nos louvores

Pastor Marcio Gil


Os Cristãos são Os maiores Inimigos de Si Mesmos

 

Jesus é Divino - Pr. Marcio Gil



As próprias declarações Jesus levá-nos a entender que o mesmo é Deus:
"Eu sou pão da vida...Eu sou a ressurreição da vida e quem crer em mim viverá... Eu sou o caminho, a verdade e a vida...Eu sou um com o Pai...Eu sou o alfa e o ômega, o principio e o fim , o todo-poderoso."

Os apóstolos confirmaram que ele é Deus. Quando eles colocam Jesus como existente antes da criação e que sustentem a Criação.

Na Bíblia há passagens bíblicas que colocam em Jesus atributos divinos, tais como onipresença, oniciencia, onipotência, eternidade...