Pular para o conteúdo principal

Postagens

Ideias para combater a Indisciplina em Sala de Aula

Marcio Gil de Almeida Professor Licenciado em Pedagogia Pós Graduado em Coordenação e Supervisão Escolar Neste texto procuro fazer uma síntese de outros textos, retirando, por muitas vezes, partes literais, os reorganizando e os reintegrando. Neste, também, dou a minha contribuição com ideias próprias para o enfrentamento da indisciplina escolar. Não existe receita mágica. Cada professor deve criar o seu sistema de gerenciamento de sala de aula. Mas, não quer dizer que não possamos trazer sugestões úteis. ATITUDES DO PROFESSOR Não deve ocorrer Deve Ocorrer Não espere da família, do gestor, do coordenador, do governo , da mídia etc. Não adianta mandar bilhetinho para a mãe e tirar da sala de aula (a não ser em casos extremos). Tome iniciativa, esforço, paciência e persistência. Não bater boca com aluno com perguntas redundantes, argumentando, pedir justificativas. Fique...

O Deus que Se Relaciona

IGREJA DE DEUS - SUAS DIFICULDADES - SUA VITÓRIA

Plano de Aula 4º ano - Fábula – Gênero Textuais, 23 de fevereiro de 2016

Plano de Aula Aula Inaugural Terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 1.       Identificação Escola Municipal Nicolau Coelho Disciplina – Língua Portuguesa Professor – Marcio Gil de Almeida Turma – 4º ano   Turno - Vespertino Momento Deleite - Fábula- O Cavalo e o seu Cuidador 2.       Tema:    Fábula – Gênero Textuais – Conto da Artimanha 3.       Objetivos -Promover a familiaridade com o gênero textual Fábula -Valorizar e estimular a leitura prazerosa -Cultivar Comunicação   Oral -Mediar o conhecimento gramatical por meio do texto -Desenvolver habilidades na utilização do dicionário

Plano de Aula História 5º ano, 24 de fevereiro de 2016

Plano de Aula História 5º ano  24 de fevereiro de 2016 1.       Identificação Escola Municipal Nicolau Coelho Disciplina – História   Professor – Marcio Gil de Almeida Turma –5º ano   2.       Objetivos - Propor um entendimento de História - Perceber que o processo histórico é marcado pela luta de diferentes grupos sociais -Conhecer a importância das fontes para os estudos de História   -Perceber a importância da arqueologia para a construção do conhecimento de história -Identificar os motivos que levaram os Europeus a iniciar as Grandes navegações -Perceber o desenvolvimento dos instrumentos de navegação e das embarcações, e sua importância para a realização das grandes navegações -Identificar as dificuldades enfrentadas pelos marinheiros   dos séculos XV e XVI

A Paixão do Jovem Cristão

Plano de Aula Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Plano de Aula Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2016 1.        Identificação Escola Municipal Nicolau Coelho Disciplina – Língua Portuguesa Professor – Marcio Gil de Almeida                         Turma – 4º ano  2.        Objetivos ·          Promover a consciência e participantes dos conteúdos a serem estudados no  Semestre ·          Cultivar um senso democrático, participativo  e responsável no alunado 3.        Conteúdos ·          Apresentação do Conteúdo do Semestre ·          Escolha das Palestras do Semestre ·          Eleição d...

Plano de Aula Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Plano de Aula Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2016 1.        Identificação Escola Municipal Nicolau Coelho Disciplina – Língua Portuguesa Professor – Marcio Gil de Almeida                         Turma – 4º ano  2.        Objetivos ·          Promover a consciência e participantes dos conteúdos a serem estudados no  Semestre ·          Cultivar um senso democrático, participativo  e responsável no alunado 3.        Conteúdos ·          Apresentação do Conteúdo do Semestre ·          Escolha das Palestras do Semestre ·          Eleição d...

Plano de Aula Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016.

Plano de Aula Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016. 1.       Identificação Escola Municipal Nicolau Coelho Disciplina – Língua Portuguesa Professor – Marcio Gil de Almeida Turma – 4º ano  2.       Momento Deleite Poema  - Leitura e Reflexão 3.       Objetivos -Promover a consciência textos orais -Interpretar textos orais -Construir Textos Orais (linguagem oral) 4.       Conteúdos Textos orais:  narrativa de jogo de futebol, entrevista de jogador de futebol, discurso político, pregação religiosa, linguagem militar, sotaque, linguagem humorística 5.       Metodologia

Plano de Aula Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Plano de Aula Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 1.       Identificação Escola Municipal Nicolau Coelho Disciplina – Língua Portuguesa Professor – Marcio Gil de Almeida Turma – 4º ano  2.       Momento Deleite Fábula Reino dos Macacos *Leitura *Reflexão 3.       Tema:  Fábula – Gênero Textuais