Pular para o conteúdo principal

Brasil: Educação Nota “F”


Estive lendo uma reportagem no jornal Folha Universal, Nº 1133, do dia 28 de dezembro de 2013, sobre a educação no Brasil. Nesta reportagem, especialistas em educação foram consultados diante da classificação do Brasil que marcou presença no 58º lugar entre 65 países no ranking de desempenho de jovens estudantes.   

Resumo

Conforme reportagem no Brasil há baixos salários para professores, falta de infraestrutura e um sistema de ensino mal organizado. Ainda 38% dos estudantes do ensino superior não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, diz indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf). Dos professores 20% pediram afastamento por licenças médicas por problemas com a voz e transtornos psiquiátricos. Enquanto países que estão entre os mais ricos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) gastam em torno de R$ 200 mil para educar uma criança dos 6 aos 15 anos de idade, o Brasil gasta em torno de R$ 64 mil.

Os especialistas da reportagem apontaram quatorze pontos que precisam mudar na educação brasileira:

1- Cobrança – é necessário um despertar e uma cobrança da sociedade na qualidade da educação, além de edifícios, merenda e uniformes.

2- Formação- Nos cursos de formação de professores não basta teoria, é necessário domínio de conteúdos e competência em transmiti-los aos alunos.

3- Valorização- Muitos professores têm mais de um emprego para garantir renda e não conseguem se dedicar integralmente a todos os alunos. Melhorar salários e oferecer plano de carreira são boas saídas.

4- Conteúdo- "A primeira coisa se fazer é definir o que é para ser ensinado ao aluno, em que série e em que idade, isso ainda não é claro no Brasil”, diz João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB)

5- Avaliação – Avaliar de forma precisa o desempenho do aluno. A Prova Brasil não se refere a um conteúdo didático especifico, conforme João Batista.



6- Infraestrutura – Estamos em falta com a infraestrutura. São necessários espaços bem organizados, seguros e com recursos adequados. Há locais que existe o revezamento de livros didáticos.

7- Base- Ter muitos alunos não é sinônimo de bem estar na educação. É necessária a consolidação na aprendizagem, ou seja, pleno domínio do conteúdo.

8- Investimento – Quanto maior o investimento na educação, melhor a vida do cidadão e conseqüentemente o Brasil avançará.

9- Acompanhamento – Os pais precisam acompanhar a aprendizagem dos seus filhos. A escola precisa ser competente em ensinar o aluno a compreender os conteúdos.

10- Aprovação – A escola tem que parar de aprovar alunos que não estão aptos. Quando houver a necessidade do aluno de repetir o ano escolar, que haja o procedimento que aprendizagem ocorra de fato.


11- Sem decoreba – “O aluno deve praticar, fazer exercícios e resumos todos os dias” ensina o Antônio Carlos Guarani.

12- Aproximação – Os conflitos devem ser evitados por meio do diálogo e respeito mútuo entre alunos e professores.

13- Simplicidade- A educação de qualidade não depende de tecnologia ou modismo. O fundamental é oferecer estrutura básica, currículo bem estruturado, boa formação de professores e bons salários.

14- Diversidade – A escola precisa oferecer conteúdos atrativos. Os conteúdos também podem estar relacionados com a realidade do aluno.


Resumo feito por Marcio Gil

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)