Pular para o conteúdo principal

Vale a pena aula remota para Ensino Fundamental?

                               

Percebo que as aulas remotas para o Ensino Fundamental Anos Finais podem ser aplicadas com razoável sucesso a depender do público alvo, do seu contexto de vida, de seus recursos etc. Mas, quanto ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, na minha opinião, são questionáveis e difíceis de dar algum resultado. Aqui refiro-me ao contexto das escolas públicas, levando em conta os detalhes estruturais e  econômico dos próprios alunos possuidores de dificuldades de recursos tecnológicos. 

1- Qual é a percepção do ensino remoto neste Ensino Fundamental Anos Iniciais

Pelo que percebo não faltam famílias, alunos, administradores, professores e direção de escolas que não acreditam em resultados positivos. Se nas aulas presenciais, nas escolas públicas existem um certo grau de dificuldade por muitos alunos por não prestarem atenção, brincarem, enrolarem para fazerem tarefas, não fazerem as tarefas que levam para casa e serem possuidores de comportamentos indisciplinados. Agora, imaginem longe do professor se alunos com este perfil tenham alguma chance?

2- Muitas outras dificuldades se apresenta, tais como:


a- Os alunos não possui celular, notebook ou computador;
b- O aluno possui celular e não possui condições financeiras para ter fornecedor de internet;
c- Há celular na família, mas só tem acesso durante a noite;
d- Às vezes há celular na família e o pai ou mãe não querem compartilhar com a criança/adolescente;
e- Aos alunos que não possuem internet e/ou celular, a secretaria na escola não tem folhas ou toner suficiente para fotocopiar as atividades;
f- Dificuldade dos próprios alunos em ir para escola sem transporte escolar para ter acesso ao material;
g- Os pais são analfabetos e não tem como ajudar os alunos;
h- Os pais não são analfabetos, mas não possuem conhecimento o suficiente para ajudá-los;
i- Os pais não querem gastar tempo nisso porque precisam trabalhar para colocar alimento em casa, cuidar das afazeres de casa e descansar para trabalhar no dia seguinte etc

3- A Realidade

Recentemente uma cidade da Bahia, as aulas remotas mal tinha começado e foram canceladas. A situação ainda está indecisa, pois a prefeitura precisa emitir um decreto para legalizar tal prática e segundo o que dizem o Prefeito não acredita que isso dá resultados positivos, ou seja, é uma perda de tempo. Também o governador da Bahia cancelou as aulas remotas. Leia esta fala do Governador Rui Costa: 

“O Estado não tem condições de padronizar aulas pela internet na rede estadual, a maioria dos alunos é de baixa renda e de menor poder aquisitivo. Não dá para substituir aula presencial por aula pela internet", [...]"não deixaremos nenhum jovem para trás".

Falando de forma popular, aulas remotas na Rede Pública são aulas meia-boca que não resolve problema algum, que ocupam os servidores, que promovem gastos e que não resolve a situação. Como professor prefiro que comece logo as aulas presenciais, todavia, se as autoridades não querem, o professor não pode ser punido com a retirada do seu salário. Diante do quadro, a melhor solução para tirar o atraso é fazer o estilo EJA,  dois anos letivos em apenas um ano, no ano de 2021. 

Autoria Marcio Gil de Almeida

Referência:
Foto do GZA Educação e Trabalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)