Pular para o conteúdo principal

Brasil: Hidrografia 7º ano

No Brasil há muitos Rios, distribuídos em vários pontos do território. A maioria deles são rios perenes, que nunca secam. Mas na área dominada pelo clima Tropical Semi-árido existem rios intermitentes, que em períodos de ausência de chuva ficam com leitos secos (figura 6).
A rica hidrografia brasileira permite seu aproveitamento para fins diversos, como navegação e geração de energia, além do abastecimento humano e produção agrícola e industrial.

Bacia hidrográfica e divisor de águas

Bacia hidrográfica é uma área delimitada que vai dos divisores de águas à foz do rio principal - o maior rio da bacia, que recebe a água de todos os demais que se encontram nela. Ou seja, é a área que drena a água da chuvas (ou outras formas de precipitação, como a neve) para um rio principal. Cada rio que integra a bacia hidrográfica do rio principal possui sua própria bacia.

O divisor de águas é o limite superior de uma bacia hidrográfica a partir do qual a água das chuvas escoa, alimentando rios, nascente e reservas subterrâneas de água. É muito comum usar-se um divisor de águas como limite entre países, estados e munícipios. A ilustração da figura 7 representa, de modo esquemático, o divisor de águas entres duas bacias hidrográficas.

Principais bacias hidrográficas

Conheça alguns dos principais rios e bacias hidrográficas do Brasil, que possuem uma das mais extensas redes fluviais do mundo(figura 8).


A bacia amazônica é a principal do país em tamanho e volume de água. O rio principal nasce no Peru, onde recebe vários nomes. Ao ingressar no Brasil é chamado de Solimões e, após o encontro do Rio Negro, recebe o nome de Amazonas(Figura 9). ou o potencial hidrelétrico da Bacia do Rio Amazonas é grande. Apesar disso, uma exploração desordenada geraria muitos problemas ambientais, como desmatamento e aumento da erosão. nessa bacia estão os rios importantes e caudalosos, como o Tapajós e o Xingu.

 


bacia do Paraná tem como principal rio ou Paraná. Entre os afluentes estão os rios Tietê, Grande e Iguaçu (figura 10). Nessa bacia, há uma concentração populacional muito grande, além do maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil. A água também é muito utilizada para irrigação agrícola. A navegação ocorrem em trechos de alguns Rios como o Tietê(figura 10)..
A bacia do São Francisco é uma das mais importantes do país. O Rio São Francisco, também chamado de o rio da integração nacional pela quantidade de estados que drena, nasci na Serra da Canastra, em Minas Gerais, ele deságua no Oceano Atlântico, entre os estados de Sergipe e Alagoas.Ele tem aproveitamento hidrelétrico ao longo de seu percurso. Nos últimos anos Parque das Águas do São Francisco tem sido desviada para a zonas mais áridas(veja o mapa da figura 11). O objetivo é oferecer água tanto para as atividades agrícolas quanto para o abastecimento humano (figura 12).

O projeto de transposição foi muito debatido. Os favoráveis diziam que o desenho das águas poderiam ampliar oferta de água para consumo humano e resolveu o problema da falta de recursos hídricos para irrigação de cultivo, criação de animais e uso industrial. Os contrários, afirmavam que as águas seriam destinadas a projetos de irrigação de grandes fazendas e não às plantações dos pequenos agricultores. Também alegavam que parte da água iria se evaporar devido à forte insolação nas áreas dos canais.

RIBEIRO, Wagner Costa. Por Dentro da Geografia. São Paulo: Editora Saraiva, 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)