Pular para o conteúdo principal

Novo Ensino Médio

 


Esta reforma torna o Ensino Médio mais prazeroso para os alunos.

Fica a cargo das redes e instituições de ensino definir qual configuração se aplica melhor à realidade de sua comunidade escolar.

A principal vantagem  trazida neste ensino médio é a flexibilidade das matérias em que  ao invés dos estudantes serem bombardeados por 13 disciplinas ao longo dos três anos, passaram a ser divididas em áreas que permitirá  ao estudante ficarem menos pesadas as mesmas.

Será  por área do conhecimento. A formação escolar no Novo Ensino Médio será redesenhada e dividida entre disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos. A diferença é que a primeira será comum a todos os estudantes e a segunda parte deverá ser ofertada pela escola e poderão ser escolhidas.

DISCIPLINAS

As disciplinas do Ensino Médio não serão abordadas individualmente, como acontece no modelo antigo. Elas estão organizadas em quatro áreas do conhecimento no novo modelo, assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

A nova organização não exclui nenhuma disciplina do Ensino Médio. O que muda é a frequência de cada uma na grade curricular, dependendo dos itinerários formativos que os estudantes escolherem.

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Apenas duas disciplinas serão obrigatórias nos três anos do Ensino Médio: Matemática e Língua Portuguesa.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Os itinerários formativos são a principal novidade do Novo Ensino Médio. Além de estudar as quatro áreas do conhecimento no ano letivo, o aluno pode optar por fazer um itinerário formativo de acordo com a sua vontade e seu projeto de vida.

O itinerário formativo é uma unidade curricular que possibilita ao aluno aprofundar seus conhecimentos em uma área do conhecimento, uma formação técnica ou profissional.

Os itinerários poderão seguir um dos modelos abaixo:

Modelo A: O estudante opta por um itinerário com conteúdos pré-definidos pela escola ou rede.

Modelo B: O aluno faz duas escolhas: a da trilha com componentes mais pré-definidos e, durante este percurso, o aluno escolhe algumas unidades eletivas. 

Modelo C: Chamado de trajetória livre, o aluno escolhe um itinerário e também vai escolher as unidades curriculares que irão compor o itinerário.

CARGA HORÁRIA

A carga horária do Ensino Médio passará de 800 para 1.000 horas anuais, mas serão pelo menos 3.000 horas para os três últimos anos da Educação Básica. O ano letivo deve durar 200 dias.

Para cumprir a carga horária total, os estudantes do Ensino Médio terão que dedicar mais horas ao ensino escolar. A partir de 2022, as 4 horas passam para o mínimo 5 horas diárias.

Estima-se que as áreas do conhecimento devam ocupar 60% do tempo previsto para a grade do Ensino Médio. Na soma dos três anos, esse tempo não pode ultrapassar o limite de 1.800 horas. Para os itinerários formativos, a carga horária deve ocupar os 40% restante do tempo, totalizando o limite de 1.200 horas.

PROJETO DE VIDA

Lei 3.415, que deu origem ao Novo Ensino Médio, destaca, no Art. 3°, a necessidade de as escolas adotarem o projeto de vida nos três últimos anos da Educação Básica. Esse é um componente interdisciplinar que serve para ajudar os jovens a entenderem seus interesses pessoais, sociais e profissionais.

EDUCAÇÃO À DISTANCIA

A Reforma do Ensino Médio também abre para as instituições de ensino a possibilidade de ofertar parte da carga horária no formato à distância. Esta porcentagem pode ser de até:

        20% no Ensino Médio diurno.

        30% no Ensino Médio noturno.

        80% na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 Este texto não é de minha autoria. Eu fiz uma montagem de vários sites. Os dois principais estão nos links a seguir:

https://sae.digital/reforma-do-ensino-medio/

https://blog.lyceum.com.br/novo-ensino-medio-2022/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)