Pular para o conteúdo principal

Poder Familiar - Os Pais têm Poder de impor Limites para os seus Fillhos?

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo


O princípio do poder familiar é o maior bem do menor. Liberdade é direito de ir e de vir, de expressar opinião, de concordar e de discordar.  Os pais podem sim, impor limites para os seus filhos, pois ninguém pode cuidar sem impor limites. No ECA artigo 4° nos diz que a família deve promover liberdade para a criança e o adolescente. Ora, senhores, existe liberdade sem limites? É claro que não. Se para o adulto há limites em tudo que a lei discrimina, ou que o bom senso determina, ou ainda os bons valores limitam, quanto mais para um ser em desenvolvimento. É a Lei nos autoridade de dizer que, quem manda na vida do menor, são os detentores do Poder Familiar, os pais ou os responsáveis legalmente reconhecidos.

Ter poder de delimitar a liberdade  não quer dizer tirar a liberdade, mas qualificá-la. Temos que tomar cuidado com os extremos, pois liberdade de mais gera adultas sem limites e não conseguirão viver felizes numa sociedade que tem regra para tudo. Da mesma forma, que restringir liberdade de demais pode cair no crime cárcere privado.  Uma pessoa que vive sem liberdade, é uma pessoa infeliz. Temos que educar os nossos filhos para viver neste mundo. Se ensinamos bem, quer na presença ou ausência, eles seguirão o nosso ensino.

Exemplos práticos de delimitar limites, coloco para os senhores e senhoras: limitar os horários de sair à rua e determinar o horário para chegar  em casa, limitar os lugares que frequentam que possa expor o menor a perigos de vida e da boa moral. Eles tem o direito de ter e de expressar a sua opinião, mas os pais não são obrigados a concordar e vice-versa. Mas, como os responsáveis são os pais e respondem legalmente  por eles, os filhos devem obediência.  Os pais devem evitar extremos, diplomacia é bom. Filhos não são propriedade dos pais, mas eles não podem fazer o que querem. A autoridade  dos pais tem limite, assim como a liberdade dos filhos.


Para levar um filho atender os limites, na intenção do bem maior dos filhos, impostos pelos pais, o amor é o caminho. Temos que saber como falar com os filhos.  Faça uma reflexão nestas perguntas que vou lhe fazer e faça conforme as suas respostas: Se coloque no lugar do seu filho e me responda, como você gostaria que ele falasse contigo?  Do mesmo jeito que você quer que ele fale contigo, fale você também.  Você acredita que o seu filho está te observando para imitar-te ? Se você fosse o filho e o seu filho fosse o pai, você estaria te imitando em quê? Pais vem primeiro do que os filhos, são os filhos que aprendem com os pais. Eles vão imitar você, pois é você que é o modelo para ele. Falando de liberdade responsável ao filho, mostre a sua e ensine a dele que tem limites diferentes porque você já é um ser desenvolvido.

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)