Pular para o conteúdo principal

Fortalecendo os cristãos egípcios durante um ano tumultuado

EGITO



"Sem dúvida, 2013 foi um dos anos mais dolorosos que a Igreja egípcia já testemunhou", admitiu um líder cristão de uma das igrejas parceiras da Portas Abertas."Mas, em meus vinte anos de ministério, nunca vi tantos frutos como vimos durante os últimos três meses do ano"

A violência que tomou conta do Egito no último ano refletiu em uma intensa onda de ataques contra os cristãos, suas casas, lojas e igrejas. Isto tudo por conta do afastamento do ex-presidente Mohammed Morsi do poder, em julho de 2013.

A Igreja egípcia foi acusada pelos defensores da Irmandade Mulçumana e outros grupos radicais islamistas de apoiar a saída de Morsi. Cristãos locais pagaram um alto preço por isso. Dezenas de milhares de cristãos foram alvos – houve, inclusive, diversos casos de sequestro. A proteção do governo foi mínima, ou praticamente inexistente, e era perigoso viajar, porque muitos serviços dos trens foram interrompidos. Homens e mulheres de equipes ministeriais foram imobilizados por semanas.

A equipe ministerial de uma igreja estava sob ameaça direta e não podia deixar sua cidade por um período de cinquenta dias. O líder dessa equipe explicou que a adversidade provou ser um momento decisivo para eles. Sem poder sair para o campo e gerenciar seus programas de ministério, eles decidiram passar esse tempo jejuando e orando.

Permaneceram sete semanas dessa forma, intercedendo perante o Senhor e clamando pela paz no Egito. "Depois disso, em tudo o que fizemos como equipe, vimos a resposta do Senhor", explicou o líder. Em grupos de estudo bíblico e eventos de jovens, no ministério das mulheres, na alfabetização, no conforto espiritual e aconselhamento pós-trauma, ou na assistência econômica desesperadamente necessária, ele disse, "as mãos de Deus estavam agindo nas vidas das pessoas, dando-lhes sua maravilhosa graça em meio à dor. Este é um tempo real de colheita!".

Um líder de equipe conseguiu organizar uma conferência para outros 100 líderes voluntários de sua cidade e de povoados vizinhos. A conferência visava encorajar os cristãos egípcios a confiar em Deus em meio às tensões. Muitos dos participantes renovaram seu compromisso com o Senhor, em lágrimas.

Além disso, as equipes ministeriais da igreja viajaram para ministrar em diversas comunidades cristãs. "Deus deu coragem à nossa equipe para superar o medo, para continuar a viajar aos povoados e oferecer ajuda aos cristãos necessitados e assegurar-lhes que eles não estão sozinhos", comentou uma líder de tempo integral. "No momento em que vi a alegria nos olhos de uma viúva que tinha recebido apoio para iniciar um pequeno projeto de renda, e ao ver jovens órfãos desfrutando de nosso amor e cuidado em um de nossos dias de atividades especiais, percebi o quanto Deus estava usando-nos para fazer a diferença na vida daqueles cristãos".

Ela continuou: "Fizemos diferença na vida dos jovens a quem oferecemos cursos de estudos bíblicos e das famílias que ajudamos a reiniciar seus negócios, após terem sido destruídos; percebemos a motivação da equipe para continuar e nos ajudar a ver além dos desafios e problemas de segurança que enfrentamos", disse. "Em meio à crise, nós nos reunimos com as pessoas que servimos!".

FontePortas Abertas Internacional


TraduçãoSuzana Barreto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)