Pular para o conteúdo principal

MANÁ, UM MILAGRE EXTRAORDINÁRIO

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo
Texto  Êxodo 16
Introdução

I- O POVO DE ISRAEL SAÍRAM DA ESCRAVIDÃO PARA O ENCONTRO COM DEUS NO SINAI. V 1
1 ¶ Partiram de Elim, e toda a congregação dos filhos de Israel veio para o deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do segundo mês, depois que saíram da terra do Egito.
 Nyo Ciyn   Sim =" espinho" ou "barro".A região deserta entre Elim e Sinai.
O povo demorou três meses no deserto do Egito para o Sinai.



II- OS FILHOS DE ISRAEL NÃO ENTENDIAM QUE O SENHOR NÃO OS ABANDONOU NO DESERTO. ELE VAI AGIR. COMO NÃO ENTENDERAM RESOLVERAM RESMUNGAR. CLAMAR EM ORAÇÃO É SINAL DE FÉ AINDA QUE SEJA COM DESESPERO. MAS, MURMURAR  É DESONRAR O SENHOR. V.2-3
 Nwl luwn ou Nyl liyn - resmungar, reclamar, murmurar.

2  Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto;
3  disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do SENHOR, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão.

III- O SENHOR DÁ A SOLUÇÃO:
4  Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.
 Mxl lechem- pão, alimento, cereal


14  E, quando se evaporou o orvalho que caíra, na superfície do deserto restava uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra.
15  Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o SENHOR vos dá para vosso alimento.
31  Deu-lhe a casa de Israel o nome de maná; era como semente de coentro, branco e de sabor como bolos de mel.

VII- NO MILAGRE DO MANAR, HÁ UMA MEDIDA PARA CADA DIA. QUANDO ESTAMOS NO DESERTO, UM MILAGRE PARA CADA DIA. É NECESSARIO TER FÉ PARA TER ATITUDE CERTA E OBEDERCER.  QUEM NÃO TEM PACIENCIA PARA ESPERAR COMO ESTRAGADO

16  Eis o que o SENHOR vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um gômer(1 LITRO E MEIO) por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.
17  Assim o fizeram os filhos de Israel; e colheram, uns, mais, outros, menos.
18  Porém, medindo-o com o gômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco, pois colheram cada um quanto podia comer.
19  Disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para a manhã seguinte.
20  Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, e alguns deixaram do maná para a manhã seguinte; porém deu bichos e cheirava mal. E Moisés se indignou contra eles.
Nm man - maná - significa ‘O que é isso?’ o pão do céu que alimentou os israelitas durante os 40 anos de peregirnação no deserto.

VIII- EM MEIO AO DESERTO O SENHOR RESERVA AQUELES MOMENTOS DE DESCANSO.
23  ...Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.

IX- DURANTE TODO O DESERTO DE ISRAEL, ELES VIRAM O MELAGRE DO MANÁ. DEUS SEMPRE FOI FIEL COM ELES E SE VOCE ESTÁ PASSANDO POR UM DESERTO DEUS É FIEL CONTIGO. O MANÁ ESTÁ CHEGANDO.
35  E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã.

Caracteristticas: Um milagre Extraordinário que passará para ordinário. Só servirá para um período da vida de muita dificuldade. No tempo de deserto, Deus manda Maná.
É necessário cada um fazer a sua parte. Deus faz chover do Céu, mas é o homem que vai colher.

IV- AS COISAS DEVEM SER DA FORMA DO SENHOR. AINDA QUE NÃO COMPREENDAMOS
 5  Dar-se-á que, ao sexto dia, prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.

V- DEUS NÃO ACEITA MURMURAÇÃO. É NO DESERTO QUE ELE  MOSTRA A SUA GLORIA.
6  Então, disse Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: à tarde, sabereis que foi o SENHOR quem vos tirou da terra do Egito,
7  e, pela manhã, vereis a glória do SENHOR, porquanto ouviu as vossas murmurações; pois quem somos nós, para que murmureis contra nós?
8  Prosseguiu Moisés: Será isso quando o SENHOR, à tarde, vos der carne para comer e, pela manhã, pão que vos farte, porquanto o SENHOR ouviu as vossas murmurações, com que vos queixais contra ele; pois quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, e sim contra o SENHOR.
9  Disse Moisés a Arão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos à presença do SENHOR, pois ouviu as vossas murmurações.
10  Quando Arão falava a toda a congregação dos filhos de Israel, olharam para o deserto, e eis que a glória do SENHOR apareceu na nuvem.
11  E o SENHOR disse a Moisés:

VI -O MILAGRE EXTRAORDINÁRIO  ACONTECE. DEUS CHAMOU O MELAGRE DE PÃO, O ISRAELITAS DE “O QUE É ISTO?” = MANÁ

Conclusão

Fonte Marcio gil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)