Pular para o conteúdo principal

O Nascimento de Jesus Cristo, Segunda Narrativa de Mateus

nascimento-de-jesus

 

Texto: Mt. 1:18-25


Introdução



Há quatro personagens: Maria, José, Espirito Santo e o Jesus. Esta história sobrenatural traz um contexto de risco para própria vida de Maria e à desmoralização de José. A vinda  Salvador  teve um alto custo para José e Maria. Mas, Jesus veio para salvar os homens.


V. 18 - Gravidez de Maria

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

 

O Novo Dicionário da Bíblia (1680 páginas) - Editores: J. D. douglas; R;P. Shedd

 

Maria -nome Maria é a forma helenizada do nome hebraico Miriã, que na septuaginta apareça como Miriam. Possivelmente se deriva do vocábulo egípcio Mariê, que significa amada. esta teoria é duvidosa.

 

Concordância de Strong

 

Μαρία(lê-se: Maria) ou Μαρίαν(lê-se: Marian)  vem do hebraico  מִרְיָם(lê-se: Miriam)

O nome Maria ou Mariam vem de Miriam ou Miriã.

Miriã significa rebelião

Maria - sua rebelião, sua obstinação. Simplificando: rebelião ou obstinação.


O nome dela está escrito Μαρία em Mateus 1:16, 18 ; Mateus 2:11 ; Marcos 6: 3 ; Lucas 1:41 ; Atos 1:14 ; Μαριάμ Mateus 13:55 ; Lucas 1:27, 30-56 (em Lucas 1:38 leitura marginal Μαρία ); Lucas 2: 5, 16, 34 ; ( Atos 1:14); a leitura varia entre as duas formas em Mateus 1:20 ( Μαρίαν ); Lucas 2:19 ( Μαρία ).


 

 

*Desposar - μνηστεύω (lê-se mnêsteúô)

  - cortejar e pedir em casamento

  - Prometida em casamento

  - está noiva


* achou-se ter concebido = achou se grávida


v.19 - José em turbulência e Maria em risco


Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.* justo = cumpridor da lei

* infamar δειγματίζω (lê-se deigmatizô)

  - mostrar como exemplo público, fazer como exemplo no sentido negativo

   - expor à desgraça pública


V. 20-21-  O Sonho de Deus veio a José com a seguinte mensagem: 


a- Não Temas

b- A obra do Espírito Santo

c- A missão de Jesus: salvar as pessoas do Pecado


E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
 

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

v. 22-23 - A profecia Cumprida:


a- a virgem conceberá

b- será chamado de Emanuel(Deus conosco)


Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;


Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.


 

V. 24 - José Creu e obedeceu: RECEBEU MARIA SEM TEMOR E COM AMOR.

 


E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

V. 25 - A vida seguiu seu rumo normal - 

José segue a vida para a ter um relacionamento conjugal com Maria depois que Jesus nasceu. Conforme o versículo número 18, José e Maria não tiveram relação sexual. A gravidez de Maria não teve participação de José, mas depois do nascimento de Jesus, Ele passou até vida sexual na relação com Maria, é tanto que eles tiveram outros filhos(Mateus 13:55-56;  12:46;Lucas 8:19; Marcos 3:31-35;João 7:3-5; Atos dos Apóstolos 1:14; Gálatas 1:19).

Jesus é colocado como primogênito de Maria e José e como Unigêtico, como O Filho de Deus, segunda pessoa da Trindade Santa.

 

a- a criança  nasceu

b- recebeu o nome de Jesus

c- José passou a fazer  sexo com sua esposa

 

E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

 

Marcio Gil de Almeida

Teologia  STEL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)