Pular para o conteúdo principal

Você é Chamados ou Escolhidos? (Esboço de Sermão)


                                              

TEXTO:  MT.20: 1-16      

INTRODUÇÃO 


A expressão Reino de Deus é semelhante ao Reino dos Céus

-Pai de família -Jesus

-Vinha - obra de Deus

-Trabalhadores - Discípulos - Chamados ou escolhidos

O proprietário saiu a procura de trabalhadores.

I- O Reino Céus é comparado com um Fazendeiro e os trabalhadores rurais

             ¹ Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.   Mateus 20:1           

II- Situações diferentes e o mesmo salário para os  trabalhadores v. 2-7

     1- Trabalhadores com contrato do inicio do dia   v.2

       Com  função,  período de trabalho      e  salário     específico.

² E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha.

2- Trabalhadores que tiveram menos horas de trabalho. V. 3-8

São os trabalhadores que foram encontrados depois do horário normal de se começar os trabalhos. Eles são alcançados por graça, bondade e misericórdia do Dono da propriedade.

³ E, saindo perto da hora terceira (9:00 h), viu outros que estavam ociosos na praça,

⁴ E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.

⁵ Saindo outra vez, perto da hora sexta (12:00 h) e nona (15:00 h), fez o mesmo.

⁶ E, saindo perto da hora undécima (17:00 h), encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia?

⁷ Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo. 

Mateus 20:2-7

III-     O Pagamento dos Trabalhadores

⁸ E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros. 

⁹ E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima  (17:00 h), receberam um dinheiro cada um.

IV- Reação dos trabalhadores diante do salário recebido

¹⁰ Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um.

¹¹ E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família,

¹² Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia.

V- Resposta do Patrão

1- O Patrão cumpriu o contrato. Ele fez justiça ao trabalhador que chegou mais cedo.

³ Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo(não foi injusto); não ajustaste tu comigo um dinheiro?

¹⁴ Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti.

2- O Patrão tem direito de gastar o que lhe pertencem conforme o seu parecer. Ele usou de graça, bondade, misericórdia com os demais...

¹⁵ Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?

¹⁶ Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. 

Mateus 20:8-16

      Conclusão

Toda a parábola que compara o Reino dos Céus com o patrão e seus trabalhadores mostra a realidade que  há pessoas que são chamadas e outras são escolhidas. Os chamados se referem a um grupo de pessoas que são  convocadas para uma tarefa específica e os escolhidos se refere ao grupo de pessoas no Reino dos Céus que são selecionadas por Deus para cumprir um propósito maior em suas vidas.




Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)