Pular para o conteúdo principal

O Cristo, a Esperança e a Glória que Escolhemos Oferecer ao Mundo (Esboço de Sermão)


Texto:


"Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;"

Colossenses 1:27

Introdução

Ilustração - Uma história real da vida de uma jovem chamada Linda.

Esta história é sobre a vida de uma jovem chamada Linda. Ela tinha deficiência física nas pernas. Linda tinha um sonho de participar de uma corrida, chamada de  Maratona de New York. Então, ela tomou uma decisão de participar da maratona de New York quando assistia a mesma pela televisão. Quando Linda disse que iria participar da maratona para seus amigos, eles não acreditam e ainda zombaram da jovem.

Durante o treinamento, a jovem Linda treinou durante 7 horas seguidamente e desmaiou. No hospital ela fez uma oração a Deus dizendo: “Senhor, tu podes levar-me até onde quiseres e se necessário for, irei continuar até não conseguir andar mais”

Nesta maratona tinha o número de 25000 participantes. Linda tinha 22 anos de idade. 
A maratona durou 3 horas, mas linda gastou 11 horas de corrida. “ Linda não perdeu a corrida, Ela apenas chegou em último.”

Perguntaram para Linda: ” Por que você fez isso? Ela respondeu: Eu queria tentar o impossível. Eu queria dar esperança aos desesperançosos."


I- Qual o Cristo que queremos para nós e para as outras pessoas?


Vejamos a palavra UNGIDO no seu significado para nos oferecer melhor compreensão:


A palavra Cristo (Χριστός - lê-se: Cristos) vem do grego e em hebraico é a palavra Messias(מָּשִׁיחַ lê-se: Mashiah) - Significa - UNGIDO


-referindo-se ao Messias, príncipe messiânico
-referindo-se ao rei de Israel
-referindo-se ao sumo sacerdote de Israel
-referindo-se a Ciro
-referindo-se aos patriarcas como reis ungido

1- Queremos um Cristo pastor - cuida de nós, está presente em nossas vidas e nos ensina 

2- Queremos  um Cristo cordeiro - salvador 

3- Queremos  um Cristo sumo sacerdote - intermediário e intercessor

4- Queremos  um Cristo ressurreto e vitorioso

5- Queremos  um Cristo leão - Rei - Ele reina

6- Queremos  um Cristo Juiz - Ele julga

7- Queremos  um Cristo Deus - Aquele que é o TODO-PODEROSO


II- Qual a esperança que queremos para nós e para as outras pessoas?


Vejamos a palavra ESPERANÇA no seu significado para nos oferecer melhor compreensão:


ἐλπίς  (lê-se: elpis)

esperança, expectativa, confiança.

תִּקְוַת (lê-se: tiqewat)

1-) corda
2-) esperança, expectativa


Ilustração: 

William Carey, pai das missões moderna, disse o seguinte: "Eu vou descer e cavar. Vocês devem segurar a corda." Disse ele para se referir ao apoio de orações, moral, espiritual e financeiro que ele esperava da Igreja de Cristo da Inglaterra na sua missão para ir e fazer missões na Índia. Ele tinha como percepção que igreja deveria ter a mesma esperança dele e fosse uma corda para ele na descida deste poço. 

William Carey  passou o resto da sua vida na Índia. Nos anos iniciais ele cuidava de um rebanho formado por ingleses e muitos indianos participava das reuniões durante  anos, mas ninguém se converteu. Por fim, mudou de cidade e continuou o seu ministério. Depois de 25 anos de ministério traduziu vários textos bíblicos para várias línguas, fundou uma escola e obteve 600 convertidos.

Lembrando que a vida dele não foi fácil. Durante a missão dele na Índia a esposa dele Doret foi acometida de uma doença, assim como filho dele, e morreram. Sempre foi fiel á sua missão e agora está na glória e aqueles que participaram da sua esperança, também serão honrados por Jesus Cristo, o Senhor da Glória.

III- Qual a Glória que queremos para nós e para as outras pessoas? 

Vejamos a palavra GLÓRIA no seu significado para nos oferecer melhor compreensão:

כִּבּוּד  (Kibud)

Tradução: honra, respeito, limpeza, esplendor, brilho;


δοξης (lê-se: dóksês)


honra, renome; glória, uma qualidade especialmente divina, a manifestação tácita de Deus, esplendor.

Conclusão: 

Revisão, aplicação e apelo.

Nota: A palavra mistério em hebraico 

סוֹד (lê-se: sod)  Quando funciona como substantivo masculino significa:

Tradução: segredo, mistério; conversação

סוּד (lê-se: sudQuando funciona como adjetivo masculino significa:
 
Tradução: caiado, pintado com cal



CONTRIBUIÇAI VOLUNTÁRIA 
E SEM VALOR DETERMINADO
       Marcio Gil de Almeida
PIX 499.819.195.00


Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)