Pular para o conteúdo principal

ESPERANÇA


Texto: I Corintios 13.13.

Introdução: Definição- Ato de esperar,aguardar.
Ilustração
O agricultor ara a terra com esperança (Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto. I Corintios 9.10) ,pois é a esperança da recompensa que alivia o trabalho.
A maioria dos pensadores seculares do mundo antigo não considerava a esperança como uma virtude, mas meramente como ilusão temporária. O apostolo Paulo, afirmava que os pagãos não tinham esperança (Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. I Ts. 4.13) por estarem sem Deus.

I-Onde existe a crença no Deus vivo, que age e intervem na vida humana, e no qual podemos confiar de que porá em vigência as promessas,
A ESPERANÇA torna-se possível.
EXEMPLO: ABRAÃO CONFIAVA EM DEUS,QUE SARA DARIA LUZ A UM FILHO,MESMO COM A IDADE DE 90 ANOS. ELE ESPERAVA CONTRA A ESPERANÇA NATURAL. (O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência; Romanos 4.18)
O nosso deus é chamado de “O DEUS DA ESPERANÇA” (Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15.13)
.
II- A nossa esperança aumenta pelas Escrituras (Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança. Romanos 15.4)

III-Quem anda em retidão, tem autoridade para ter esperança (Porventura não está a tua confiança no teu temor de Deus, e a tua esperança na integridade dos teus caminhos? Jô 4.6)

VI- Ainda que estejamos esgotados, Deus nos renovará (Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Jô 14.7)
V-A nossa salvação final depende da nossa esperança. A esperança da salvação, que é capacete ( Romanos 8.24; mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; I Ts 5.8)
Ilust.: João de 70 anos que mandava dizer aos outros joãos que já estavam no céu, que faltava pouco tempo para ele estar no céus.

VI- Cristo é a nossa esperança da glória
A-              Para eternidade - Colossenses 1.27 - Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória
B-               Para temporalidade - Agora, pois, Senhor, que espero eu? a minha esperança está em ti. Salmo 39.7


Marcio Gil de Almeida

Teólogo e Pedagogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)