Pular para o conteúdo principal

O Boi da Praça



O Boi da Praça é uma fábula da minha autoria, Marcio Gil de Almeida. Ela explica o surgimento dos monumentos tradicionais que estão na Praça Dairy Walley em Itapetinga.


Teólogo e Pedagogo

Em Itapetinga, uma das praças, chamada Dairy Walley, desde a minha infância é apelidada de Praça do Boi. O motivo para tal apelido são as estátuas impressionantes de um boi, duma vaca e do seu bezerro.

Certo dia assentei-me em um banco para ver mais de perto as estátuas, passei a  ficar deslumbrado com tal arte e em especial a do boi. Deixei escapar uma pergunta: Será que existe uma estória por detrás deste boi e da sua família? Foi quando a praça impregnada de pardais, um momento fabuloso aconteceu. Um pardal, que se identificou com o nome de Fabulino, voou de uma árvore, posou em meu ombro e disse-me:

-Você quer saber a estória deste boi?
-Claro que sim...Respondi para o pardal Fabulino.
-Vou contar o mistério que há. Vou dizer-te o que homem algum sabe. Falou com entusiasmo o pardal Fabulino.
-Conte-me depressa. Disse eu para o pardal Fabulino.

Então, o pardal Fabulino começou cantar a estória com muita alegria contagiante:

- Há muito tempo um boi chamado Zebu, tinha a sua companheira e seu bezerrinho. Ele tinha amizade com um índio da Tribo dos Camacãs. Numa das conversas, o boi afirmou:
- Eu tenho um grande sonho.
- Qual o seu grande sonho? Perguntou o índio.
- O meu sonho é marcar a estória. Quero ser lembrado por muitas gerações. Disse o boi Zebu. 
- Tenho a solução para você. Ela é mágica, perigosa etc. Somente os fortes e os firmes podem alcançá-la. Afirmou o índio Camacã

O boi Zebu ficou ansioso para saber do que se tratava e disse:

- Conta-me logo que não aguento de tanta ansiedade.
-Existe um mistério na Mata Atlântica. Em um local especial, pois lá tem, segundo a lenda, uma pedra branca mágica, quem sobe nela o seu espírito vai para um lugar no além que só os heróis vão. E ainda mais ,o seu corpo é mantido conservado para várias gerações, sendo uma mensagem de firmeza e de força nos seus propósitos. Narrou o Índio Camacã.

O boi Zebu ficou maravilhado e decidiu ir encontrar a Pedra Branca mágica. Só tinha uma coisa que estava lhe impedindo, a sua família. Ele não a queria deixá-la. Então, a família decidiu partir com ele na mesma missão, eram firmes e fortes. Foi esta família que inventou o grito: TERRA FIRME E GADO FORTE.

Passado algum tempo procurando a Pedra Branca mágica decidiram ser heróis. Primeiro foi a companheira do boi Zebu, depois o filhote e por último, o próprio Zebu. O Bezerro queria ficar na sua posição preferida, por isso, assentou-se.

Durante muito tempo, eles foram esquecidos na Mata Atlântica. No entanto, quando a cidade começou a ser construída a família bovina petrificada foi encontrada na Mata Atlântica e ninguém sabe como foi para lá ou quem a fez. Eles acabaram colocando o Boi Zebu e sua família no centro da cidade. Lugar de destaque, na Praça Chamada de Dairy Walley.

Esta foi a estória contada pelo pardal Fabulino para que eu ficasse sabendo da verdade, desta forma quero que  fiquem conhecedores.


Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)