Pular para o conteúdo principal

ORTHOS, Um Planetas Sem Nomes (Substantivos)

Marcio Gil de Almeida
Pedagogo e Teólogo

Conta-se  que havia um planeta   chamado Orthos.  Era um planeta sem graça, perplexo, com dificuldade de comunicação, um mundo confuso, um mundo quase mudo e um mundo sem Nomes.

No planeta Orthos havia uma lei que não podia haver criatividade para não destruir  o que já existia. Era um planeta sem nomes ou seja sem Substantivos. Quando uma pessoa queria  se referir a algum objeto, ou a uma pessoa  ou a um  ser,  apenas usava-se o queixo ou  um dedo para tal e tudo isto  era um verdadeiro atraso de vida.  Durante séculos foi assim... Até que três palavras se reuniram para conversar sobre o assunto, as quais foram: Sensatez, Inteligência e Estratégia. Elas travaram um diálogo revolucionário.
- Precisamos de algo mais substancial, algo que promova consistência, disse a palavra Sensatez.
- Não apenas isso, mas, também, algo que seja um referencial, claro, que se conheça o seu funcionamento, que seja oportuno e executável. Acrescentou a palavra Estratégia
-Ainda mais, que seja algo compreensível, que nomeie todas as coisas e seres. Entendo que podemos chamá-los de Substantivos, ou seja, os Nomes. Concluiu a palavra Inteligência.
Estas palavras conseguiram convocar uma grande Assembleia Extraordinária dos habitantes do planeta Orthos. Os habitantes decidiram derrubar a lei anticriatividade e aprovaram várias mudanças inéditas. Decidiram que deveria reconhecer os nomes já existentes, que ainda estavam como clandestinas. Também, criaram novos nomes ou deixaram que os Nomes simplesmente surgissem espontaneamente conforme o seu contexto de época, local ou povo.
Na grande Assembleia a palavra Normas  alçou  a sua voz e disse:
-Senhoras, vejo que devemos usar de estratégia e nos organizarmos. Indico que reconheçamos a nossa Constituição Planetária, conhecida como Gramática, que já estão presentes os Artigos e incluamos os Substantivos. Reconheçamos que na nossa sociedade, os indivíduos são as letras, as famílias são as frases e as orações, as tribos são os textos  e as nações são os Livros. Nisto tudo não faltará Nomes incontáveis a nos maravilhar.
Ela foi aplaudida com entusiasmo contagiante e a fantástica palavra Estratégia acrescentou:
-Amigas, vamos formar classificações de Nomes diferentes. Sugiro que elas estejam paralelas e que todavia, seja diferentes ou até mesma opostas.
A Assembleia concordou e designou três palavras para organizarem o Sistema do Substantivo. Desta forma ficou assim:

Colocaram os primeiros Substantivos, muito antigos, como Primitivos e aquelas novas palavras, filhas das referidas, que surgiram ou surgirão como Derivadas. Esta foi a contribuição da palavra Sugestão.
- Baseado no que compreendi, notei que havia nomes que pareciam dependentes, pois só existiam na dependência dos outros, que eram os Abstratos. Era o caso da palavra “felicidade”. Os nomes Abstratos estão ligados aos Concretos, que existiam e existem por si só, como a palavra “João”.  Assim foi o dito da palavra Entendimento.
- Observei a presença de nomes que eram usados de forma genéricas, sem especificar  algo e que a estes, os chamei de  Comuns. Quantos aos Nomes que tinham os seus donos, os classifiquei de Próprios, como foram os casos de lugares, pessoas, empresas e até animais domésticos. Contribuiu a palavra Denominação.
As palavras Sugestão, Entendimento e Denominação introduziram os Substantivos Simples, Compostos e Coletivos na Gramática. Elas se negaram a revelar o que são estes e disseram que apenas aqueles que possuem o espírito de excelência conseguem consultar a incrível Gramática e receberiam o poder deste conhecimento.

O planeta Orthos mudou por completo e descobriram que os substantivos estão em todos os lugares. 

Não há algo sem Nome, não há Nome sem algo, não há  mundo sem Substantivo e feliz é aquele que tem um NOME.

Contribua com o meu trabalho para que me ajunde. Esta ajuda é voluntária, sem valor determinado e ficarei muito grato. Deus te abençoe!

Marcio Gil de Almeida
PIX 73982455883



Canal de Vídeo

Geografia Hoje


Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)