Pular para o conteúdo principal

TIRA DÚVIDA TUTELAR Nº 03

Marcio Gil de Almeida
Conselheiro Tutelar

Irei viajar com meus netos, um tem 6 anos e outro tem 12 anos de idade. O que preciso para o Conselho Tutelar fornecer-me uma Autorização de Viagem?

O que temos de responder nesta situação são quatro questões, as quais são:



1- Quem realmente precisa de Autorização de Viagem e em qual o contexto?

A necessidade de Autorização de Viagem é classificada pela idade e pelo alcance desta viagem. Só é necessária a Autorização de Viagem quem for menor de 12 anos de idade e sempre deve estar acompanhado. Quem tem 12 anos de idade não precisa de autorização para viajar e nem precisa ser acompanhado. Não quer dizer que ele possa viajar sem a permissão dos pais ou responsáveis. Pois se o fizer, os pais ou responsáveis podem ir ao Conselho Tutelar que estará telefonando para o Conselho Tutelar da cidade de destino e o mesmo o trará de volta.
Quem for viajar com criança (menor de 12 anos de idade) para dentro da mesma Comarca, não precisa de autorização. Por exemplo: Viagem de Itapetinga para o Distrito de Bandeira do Colônia. Não é necessária a Autorização de Viagem.




2- Quem estará acompanhando a criança (menor de 12 anos de idade) nesta viagem?

Não é necessário a autorização de viagem “se a criança estiver sendo acompanhada de ascendente ou colateral (parente próximo; que é parente, mas não em linha recta)  maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco.” ECA

Isto quer dizer, que uma avó não precisa de Autorização de Viagem.
Se for uma pessoa que não é parente ou um parente que não possa comprovar documentalmente, faz-se necessária a Autorização de Viagem.

   
3- Quais os documentos para levarem na viagem?

a-    Sendo criança e neste caso referido, basta levar a Certidão de Nascimento da criança, a onde tem a referência do seu parentesco e  os documentos pessoais da avó.
b-    Para o adolescente (a partir de 12 anos de idade), sem estar sendo acompanhado, é necessário apenas um documento oficial com foto. Tendo como exemplo a Identidade (Registro Geral).  Se ele não tiver um documento oficial que tenha foto e não tiver acompanhado, faz-se necessária a Autorização de Viagem porque as empresas de ônibus para se protegerem a exigem. Se ele estiver acompanhado da avó a autorização não é necessária.

4- Quem fornece Autorização de Viagem?


O Conselho Tutelar não fornece Autorização de Viagem. Quem fornece Autorização de Viagem é a Vara da Infância e Juventude que fica Fórum  da sua cidade.



OBSERVAÇÃO: Devido à falta de conhecimento de alguns fiscais, é bom levar uma cópia da lei sobre esta questão.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-ECA

Seção III - Da Autorização para Viajar

Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside,
desacompanhada dos pais ou responsável , sem expressa autorização
judicial .

§ 1º. A autorização não será exigida quando:
a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade
    da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;
b) a criança estiver acompanhada:
1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado
    documentalmente o parentesco;
2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou         
    responsável .
§ 2º. A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder
autorização válida por 2 (dois) anos.

Art. 84. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a
criança ou adolescente:
I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável;
II - viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)