Pular para o conteúdo principal

DINÂMICA das Três Folhas

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo

Considerações Iniciais
1º Você tem a liberdade de adaptar como desejar
2º Os casos colocados são a tipificação da realidade e não a determinação absoluta que todos os casos terão o mesmo resultado.
3º Não há necessidade de se ler palavra por palavra na execução da dinâmica. O texto é um referencial sugerido por mim.
4º Comece mostrando as três folhas e explicando que as três folhas têm um paralelo com os com a história de vidas das crianças.

FOLHA I – CRIANÇA ESTRAGADA

Ao mesmo tempo em que a pessoa narra o texto, a pessoa deve manusear folha.  À medida que o texto cita alguma coisa desagradável, se deve amassar a folha.
Quando terminar a leitura do texto, a folha deverá estar totalmente amassada. É bom dramatizar um pouco e jogar a folha em cima da mesa ou no chão. Demonstre a dor da criança.Cada ação negativa da genitora é uma nova deformação ou machucado na formação do filho.

O menino é superprotegido, inclusive, da própria realidade da vida.  Quando alguém fala alguma coisa ruim do filho, a genitora não analisa, simplesmente, agride. O garoto quebra cadeiras na escola e rouba o material escolar de outros colegas. A mãe, simplesmente, faz de conta que coisa alguma está acontecendo. O filho bate no colega na escola, a professora conversa com a genitora e a mesma agride a professora. 

O que é certo ou errado e o limite não foram aprendidos com suas distinções e há conseqüências na vida do  garoto.  O resultado é um filho descontrolado e destemperado: O FILHO FOI ESTRAGADO.





FOLHA II – CRIANÇA DESTRUÍDA

Ao mesmo tempo em que a pessoa narra o texto, a pessoa deve manusear folha.  À medida que o texto cita alguma coisa desagradável, deve-se amassar furar e rasgar a folha. Quando terminar a leitura do texto, a folha deverá estar totalmente cartada em pedaços. É bom dramatizar um pouco e jogar os pedaços na lixeira. Demonstre a dor, rejeição e a morte sofrida pela criança.

Os pais são grossos com filho. O garoto é agredido constantemente. O chama de várias palavras agressivas, tais com: jegue, burro, animal, veado, porra, merda, desgraça e Satanás. Eles também fazem ameaças ao filho, tais como: Vou te matar ou vou quebrar esta cara. E ainda, como não se bastasse, eles o agridem fisicamente batendo de pau e de fio, chicote que se bate em cavalo etc. E o golpe final, se motivo, eles simplesmente o expulsa o filho para morar na rua.

O ocorrido acima citado, mata a alma do garoto e o destrói  completamente.



FOLHA III – CRIANÇA AMADA

Ao mesmo tempo em que a pessoa narra o texto, a pessoa deve manusear folha. Neste caso, se deve manusear a folha sem amassar ou furar. E no final da leitura do texto, os pais devem ser desafiados a andarem na linha da CRIANÇA AMADA.

 Amar é fazer o melhor possível para se e para o próximo. Mas, o que é o melhor? O melhor é:
-Passar mais tempo com o filho
-É se carinhoso
-É ser misericordioso
-É ser justo (ser imparcial e dar o que é dele e a não dar o que não é dele)
-É falar a verdade
-É acreditar no potencial do filho (como você ver o seu filho?)
-É falar com ele com temperança
-É ser um bom exemplo para seu filho
-É agir com ele da mesma forma como você desejaria que ele fizesse com você

Esta folha com certeza estará inteira e flexível. Grandes coisas serão escritas nesta folha e será de grande significado no livro da vida entre os homens.



Outras Dinâmicas



Contribua com o meu trabalho para que me ajunde. Esta ajuda é voluntária, sem valor determinado e ficarei muito grato. Deus te abençoe!

Marcio Gil de Almeida
PIX 73982455883



Canal de Vídeo

Geografia Hoje


Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)