Pular para o conteúdo principal

Ex-advogado de Lula é o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral

O ministro Dias Toffoli foi escolhido nesta terça-feira (8) pelos colegas o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele comandará as eleições gerais de outubro, que elegerá governadores, senadores, deputados federais e o presidente da República. Embora seja ministro titular do TSE há apenas dois anos, ele é conhecido da Corte há muito mais tempo: foi advogado de Luís Inácio Lula da Silva na campanha de 2002 e de 2006, fazendo sustentações orais da tribuna em defesa do petista. Agora, terá a obrigação de conduzir a disputa eleitoral com isenção.
A escolha do presidente do TSE é feita de forma burocrática. Com o fim do mandato de Marco Aurélio Mello, a vaga é dada automaticamente ao ministro mais antigo da Corte que ainda não tenha ocupado o cargo. Na sessão, os ministros votaram em urna eletrônica, ainda que o resultado já esteja definido antes por tradição. Toffoli tomará posse no dia 13 de maio. O vice-presidente será o ministro Gilmar Mendes, escolhido pelo mesmo critério. Toffoli foi eleito por seis votos a um.
“Registro a minha alegria e a minha honra em receber a Corte e a presidência do tribunal das mãos de Vossa Excelência, a quem aprendi a admirar, principalmente na atuação junto a este tribunal. Será uma grande alegria sucedê-lo”, discursou, dirigindo-se a Marco Aurélio Mello.
Toffoli é paulista de Marília, tem 46 anos e traçou sua carreira na mesma rota do PT. De 1995 a 2000 foi assessor jurídico da liderança do partido na Câmara dos Deputados. Depois, saiu para abrir seu próprio escritório de advocacia. Especializado em Direito Eleitoral, sempre defendeu o partido nos tribunais.
Entre 2003 e 2005, foi subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. Era o governo Lula, e Toffoli era diretamente chefiado por José Dirceu – o ex-ministro-chefe da Casa Civil que, em 2012, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participar do mensalão. Como ministro do STF, Toffoli tinha a opção de se recusar a julgá-lo. Mas seguiu adiante e votou pela absolvição de Dirceu.
Quando o escândalo do mensalão veio à tona, em 2005, Toffoli voltou para a advocacia e, no ano seguinte, defendeu novamente Lula dos processos no TSE. Reeleito presidente da República, Lula nomeou Toffoli advogado-geral da União, cargo que ocupou de 2007 a 2009. Depois, foi coroado com a nomeação para o STF, onde está desde outubro de 2009. Antes de assumir uma das onze cadeiras da mais alta Corte do país, Toffoli passou por sabatina no Senado. Aos parlamentares, disse que a defesa do PT era página virada em sua vida.
“O fato de ter atuado em ações eleitorais para o presidente da República é algo do passado. Isso não faz mais parte da minha vida. Não nego minha história, mas, no momento em que fui para Advocacia-Geral da União, já deixei isso para trás”, garantiu na sabatina.
Como ministro do TSE, Toffoli foi relator de uma resolução aprovada em 2013 para as eleições deste ano que limita o poder de investigação do Ministério Público em fraudes eleitorais. A nova regra estabelece que o inquérito para investigar possíveis crimes eleitorais somente será instalado por determinação da Justiça Eleitoral. Na resolução anterior, de 2010, o texto dizia que, além da Justiça, a investigação também poderia ser requisitada pelo Ministério Público Eleitoral. O trecho foi suprimido do texto atual.

Fonte: O Globo

Postagens mais visitadas deste blog

Será que Conseguiremos nos Livrar da Destruição em que o Comunista Lula Está nos Levando?

 Cada dia que passa sabemos quem são os atores das verdadeiras ditaduras no mundo e no Brasil. Eles se enraízam na estrutura do poder público corrupta e na mídia corrupta, Os ditadores de verdade falam uma coisa, mas são outras coisa. Eles acusam os outros de ser aquilo que eles são. Eles falam em defender a democracia, mas são os que menos se importam com ela e trabalha sorrateiramente contra a mesma. Quando não tem argumentos, procuram calar os opositores com falsas narrativas, acusações falsa, rótulos ofensivos e depreciativos,  com processos e perseguições diversas. Procuram desmoralizar e desumanizar todos aqueles que não falam a linguagem deles. Eles acusam os demais de fascistas, sexistas, homofóbico, transfóbico, antidemocráticos, terroristas, anticientíficos, genocidas e até ditadores. A  ala  dos falseadores da democracia e dos vírus dos marxistas querem a abolição da família, da propriedade privada, a destruição do patriotismo, manipulam o concei...

Fabulas I

Faça o seu download gratuitamente. Toque aqui para acessar o e-book e fazer o download        Fábulas O gênero textual fábula é fascinante.  Este artigo estimula a imaginação, traz edições da vida, é um espaço para criatividade e bom humor, e encanto.  Estas estórias sempre me chamam atenção, pois nossa atenção está sempre presente.  Possui temas variados e foi escrito com o objetivo central de cultivar ou morrer de pensar / refletir e cultivar bons valores.  Título das Fábulas I- A Tecla com Complexo de Inferioridade  II- Assembleia das Árvores  III- Conflito entre a Estrela e o Satélite  IV- Conversa de Bicicleta  V- O Artigo  VI- O Boi da Praça  VII- O Fim do Disco Vinil  VIII- O Grande Mal da Manipulação IX- O Ministério das Meias Impares  X- O Reino dos Espinhosos  XI- O Reino dos Macacos  XII- O Reino dos Urubus  XIII - Origem do Texto - Parte I ...

Parábola dos meninos na praça Mateus capítulo 11:14-19

  Errata: A onde eu disse 3ª pessoa da Trindade, corrige-se para 2ª pessoa da Trindade. Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix 49981919500 Veja  obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book: 1.  Fábulas I 2.  Fábulas e Ilustrações no Capricho 3.  Sermões edificantes I 4.  Sermões edificantes III 5.  Revelação de Levítico I 6.  Revelação de Levítico II 7.  Revelação de Levítico III 8. Universidade para Pais Contribuição voluntária e sem valor determinado. Marcio Gil de Almeida Pix  73982455883 Canal de Vídeo Marcio Gil de Almeida  . Blogs: Pastor Marcio Gil Files Educação  (blog)